A course design workshop as a possible path from a content-centered to a learning-centered teaching
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS02Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem na educação superior. Desenvolvimento do corpo docente. Alinhamento construtivo. Plano de ensinoResumo
In order to meet the needs of a constantly changing Society, the Universities need to constantly improve their processes of teaching and learning. To do so, it is essential that professors are fully committed and well prepared to teach aiming at students learning, instead of content delivery. Faculty development programs might be helpful to support the institution and the professors in this way. Since designing these programs is a challenging task, we intend to contribute with faculty developers by reporting our experience here. We have adapted a course design workshop developed at McGill University to our context at PUCPR, in Curitiba, South of Brazil. During the workshop, the participants had to write a new syllabus of their course, elaborate a concept map, both of them with only the essential aspects for learning. They had to define the learning outcomes and only afterwards to choose active methods to help students achieve them. Throughout the whole process, participants gave feedback to each other. The activities of the workshop, along with the fruitful discussions among professors of different backgrounds helped professors to view the content as something that supports the development of learning outcomes. Therefore, we conclude that this workshop has opened the way to methodological innovations that develop learning of higher cognitive dimensions, since the professor has established more challenging expectations for the students when writing the new teaching plan.
Downloads
Referências
BIGGS, J. The reflective institution: assuring and enhancing the quality of teaching and learning. Higher Education, n. 41, p. 221, 2001.
BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for quality learning at university. 3. ed. Poland: SRHE and Open University Press Imprint, 2007.
CENTRA, J. Reflective faculty evaluation. San Francisco: Jossey Bass, 1993.
DONALD, J. G. Knowledge and university curriculum. Higher Education, v. 15, n. 3-4, p. 267-282, 1986.
LEPTAK, J. Giving and receiving constructive criticism. Lifelong Learning, v. 12, n. 5, p. 25-26, 1989.
MEYER, P.; VOSGERAU, D. S. R. Colaboração entre pares no desenvolvimento profissional de professores universitários. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA REGIÃO SUL – ANPED SUL, 11., 2016, Curitiba. Anais... [S.l.]: ANPEd, 2016.
NÓVOA, A. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício de professor. Petrópolis: Vozes, 2013.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SAROYAN, A. et al. The course design and teaching workshop: why and what. In: SAROYAN, A.; AMUNDSEN, C. (Ed.). Rethinking teacher in higher education. Sterling: Stylus, 2004. p. 3-14.
SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2015.
SCHWAB, J. J. The practical: a language for curriculum. Washington, DC: National Education Association, 1970.
SPRICIGO, C.; OLIVEIRA, J.; MARTINS, V. Mosaico de cinco cores: princípios orientadores para os processos de ensino e aprendizagem na educação superior. Curitiba: PUCPRress, 2016.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário, seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.