ALÉM, MUITO ALÉM DAS CONVERGÊNCIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6896Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a associação entre administração e educação, a fim de clarificar a integração entre elas, partindo do pressuposto de que a liberdade constitui fator indispensável ao desenvolvimento político, social e humano. Verificou-se que essa associação só se observa se assumidas por ambas as partes, práticas libertárias. A essa conclusão chegou-se por meio de revisão de literatura pertinente, com ênfase em autores ideologicamente posicionados a favor da liberdade como valor inerente ao humano do ser. Foi proposto modelo de gestão libertária com suas dimensões básicas – integração, qualidade e valores –, visualizando-se como indispensável a liberdade em organizações/espaços educacionais. Também foram utilizados depoimentos verbais e escritos de participantes de cursos ministrados pelos pesquisadores em 2001/02 e pesquisa feita em espaço educacional, no caso a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). O trabalho demonstra, em grande parte, que os pontos de encontro entre administração e educação vão muito além de simples convergências entre elas, já que a liberdade pertence à essência dos processos administrativos e educacionais.Downloads
Referências
ALBERONI, F. Valores: o bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida. Tradução de Y. A. Figueiredo. Rio de Janeiro, RJ: Rocco, 2000.
ALVES, N.; VILLARDI, R. Múltiplas Leituras da Nova LDB. Rio de Janeiro, RJ: Gualitymark Dunya, 1997.
ANSOFF, H. I. Administração estratégica. São Paulo, SP: Atlas, 1983.
BAKUNIN et al. Educação Libertária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
CAPALBO, C. Fenomenologia e educação. In: FÓRUM EDUCACIONAL, jun./ ago. Anais... Rio de Janeiro, 1990.
FORTUNA, M. L. A Gestão escolar e subjetividade. Niterói: Intertexto, 2000.
FRAGA, V. F. Gestão pela formação humana: em tecnologia avançada. Rio de Janeiro, 1994. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1998.
_______. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.
_______. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.
GALBRAITH, J. Organizando para competir no futuro: estratégia para gerenciar o futuro das organizações. São Paulo,SP: Makron Books, 1995.
HESSEN, J. Filosofia dos valores. Coimbra: Armênio Amado, 1974.
KIDDER, R. Shared values for a troubled word. San Francisco: Jossey-Bass, 1994.
LAWRENCE, P. R.; LORSH, J. W. Organization and enviroment. Boston: Harvard Business School, 1967.
LINHARES, C. F. S. A escola e seus profissionais. Rio de Janeiro, RJ: Agir, s.d.
MARTINS, J.do P. Administração escolar. São Paulo, SP: Atlas, 1999.
MINTZBERG, H. Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
MORGAN, G. Imagens da organização. Rio de Janeiro, RJ: Atlas, 1996.
MOSCOVICI, F. Renascença organizacional. Rio de Janeiro, RJ: Livros Técnicos e Científicos, 1998.
MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro, RJ: Record, 1995.
_______. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro, RJ: Quality Mark, 1997.
NOT, L. As pedagogias do conhecimento. São Paulo, RJ: Difel, 1981.
PEREIRA, M. J. L. B. e FONSECA, J. G. M. F. Faces da decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo.SP: Makron Books, 1997.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 1973.
RESCHER, N. I ntroduction to value theory. New Jersey, Englewood Clifs: Prentice-Hall, 1969.
ROKEACH, M. Crenças, atitudes e valores: uma teoria de organização e mudança. Tradução de Ângela Maria Barbosa. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 1981.
SARTRE, J. P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 1997.
SESC (SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO). Departamento Nacional. Educação: propostas pedagógicas. Rio de Janeiro, RJ: SESC, 2000.
TACHIZAWA, I.; ANDRADE, R. B. G estão de instituições de ensino. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Getulio Vargas, 1999.
TAILLE, I. de la. PIAGET, J. VYGOTSKY, L. S.. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, SP: Iummus, 1992.
VIEIRA, P. R., CARDOSO, A. S. R.. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: da Administração Escolar à Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Fundação Escola do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro, 2000. (Coletânea do 7º Concurso Casos e Textos).
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.