QUINZE ANOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA ANPED: BALANÇOS E DESAFIOS

Autores

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA- Brasil.
  • Alder de Sousa Dias Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA- Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5909

Resumo

Trata-se o presente artigo de um levantamento da produção intelectual circulada no Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, também conhecido como GT 17, no contexto da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd no período de 1994, momento em que se institucionalizou como Grupo, até o ano de 2008 quando completou quinze anos de existência. Tem como objetivos identificar os temas mais ou menos enfatizados nessa produção, a perspectiva teórica que a sustenta e a origem institucional e geográfica dos trabalhos. Metodologicamente, o artigo caracteriza-se como um estudo exploratório resultado de um levantamento bibliográfico e documental, constando da análise de documentos, tais como: correspondências, relatórios, atas, anais, revistas e CD-ROM da ANPEd circulados no período em foco. Com base em dados quantitativos, o artigo instiga a uma reflexão acerca dos possíveis caminhos epistemológicos percorridos pela Filosofia da Educação a partir da ANPEd. 

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Publicado

2012-07-07

Como Citar

Barbosa Albuquerque, M. B., & de Sousa Dias, A. (2012). QUINZE ANOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA ANPED: BALANÇOS E DESAFIOS. Revista Diálogo Educacional, 12(35), 231–250. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5909