AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE

Autores

  • Edméa Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Felipe Silva Ponte Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Tatiana Stofella Sodré Rossini Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS07

Resumo

Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Santos, E., Silva Ponte, F., & Stofella Sodré Rossini, T. (2015). AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 515–536. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS07