AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS07Resumo
Este trabalho busca investigar aspectos referentes a autoria na produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) por alunos da disciplina online Informática na Educação, do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), nos polos Belford Roxo e Magé. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação multirreferencial. As atividades que estimulam a enunciação, juntamente com uma visão crítica dos processos de ensino e aprendizagem, serviram como dispositivos para o diálogo entre os participantes, ampliando os espaços e tempos a partir dos usos de múltiplas redes de aprendizagem que fazem parte dos cotidianos. Assim, o processo formativo acontece pelas experiências trocadas com o outro e com o mundo. Portanto, com atividades que promovam a pesquisa, a produção e o compartilhamento de REA, dentro e fora dos espaços institucionais. Tais atividades podem contribuir para a formação de sujeitos-autores capazes de construir seus próprios dispositivos pedagógicos.Downloads
Referências
ALVES, N. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade , v. 31, n. 113, p. 1195-1212, out./dez. 2010.
ALVES, N.; BARBOSA, I. Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas . Petrópolis: DP&A, 2008.
AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N. (Org.). Recursos Educacionais Abertos : práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012, p. 17-33. Disponível em: <http://www.livrorea.net.br/livro/home.html>. Acesso em: 15 dez. 2013.
ARDOINO, J. Nota a propósito das relações entre a abordagem multirreferencial e a análise institucional (história ou histórias). In: BARBOSA, J. G. (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação . São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p. 42-49.
BAKHTIN, M. A estética da criação verbal . São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BORBA, S. Aspectos do conceito de multirreferencialidade nas ciências e nos espaços de formação. In: BARBOSA, J. (Org). Reflexões em torno da abordagem multirreferencial . São Carlos: UFSCar, 1998. p. 11-18.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERTEAU, M. História e psicanálise : entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. HINE, C. Etnografia virtual . Barcelona: UOC, 2004.
JOSSO, M. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação , v. 30, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2012.
LATOUR, B. Reagregando o social : uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba; Bauru: Edusc, 2012.
LEMOS, A. Cibercultura : tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2008.
LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a era da conexão. Razón e Palabra , n. 41,out./nov. 2004. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html>. Acesso em: 20 fev. 2013.
LEMOS, A. A comunicação das coisas : teoria ator-rede na cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
MACEDO, R. S. Chrysallís, currículo e complexidade : a perspectiva crítica multirreferencial e o currículo contemporâneo. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2005.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa subversiva. Série Estudos , n. 21, p. 15-32, 2006.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo . Porto Alegre: Sulina, 2007.
NÓVOA, A. Prefácio. In: JOSSO, M. Experiências de vida e formação . São Paulo: Cortez, 2004. p. 11-34.
RECUERO, R. Redes sociais na internet . Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTOS, E. Educação on-line como campo de pesquisa-formação: potencialidades das interfaces digitais. In: SANTOS, E.; ALVES, L. (Org.). Práticas pedagógicas e tecnologias digitais . Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 123-141.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, M; PESCE, L.; ZUIN, A. (Org). Educação online : cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010. p. 29-48.
SANTOS, E. Pesquisando com a mobilidade ubíqua em redes sociais da internet: um case com o Twitter. ComCiência , n. 135, 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2013.
SILVA, M. Sala de aula interativa : educação, comunicação, mídia clássica... São Paulo: Loyola, 2010.
SILVA, M.; SANTOS, E. Conteúdos de aprendizagem para educação on-line: inspirar- se no hipertexto. Educação & Linguagem , v. 12, n. 19, p. 124-142, jan./jun. 2009. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/viewFile/817/885>. Acesso em: 12 abr. 2010.
WILEY, D. Openess as Catalyst for an Educational Reformation. EDUCAUSE Review , v. 45, n. 4, p. 14-20, July/Aug. 2010. Disponível em: <http://www.educause.edu/ero/article/openness-catalyst-educational-reformation>. Acesso em: 10 out. 2013.
WISER, M.; BROWN, J. The coming age of calm technology. 1996. Disponível em: <http://www.ubiq.com/hypertext/weiser/acmfuture2endnote.htm>. Acesso em: 12 out. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.