A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5901Resumo
Este artigo analisa a organização, desenvolvimento e avaliação de aulas de nove disciplinas de cursos da Universidade de Brasília (UnB), procurando identificar inovações nos processos de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar e que sinalizam rupturas quanto à forma de lidar com o conhecimento na universidade. As análises apresentam a maneira como cada professor foi construindo, na sua trajetória docente, uma didática específica a partir do campo científico do curso e das experiências vivenciadas no percurso profissional. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, com a utilização de análise documental, observação de aulas e entrevistas narrativas. Nas aulas, professores e estudantes ultrapassam a concepção de que o conhecimento, para ser científico, precisaromper com o senso comum. Os docentes partem do senso comum, dos conhecimentos prévios dos estudantes e do contexto em que se realiza o objeto de estudo e estabelecemrelações com outras formas e tipos de conhecimento. As inovações percebidas pautam-se nos princípios da: afetividade; autonomia; participação; contextualização; dialogicidade; dinamicidade; diversidade; ética; igualdade; integralidade; ludicidade; reflexividade/ criatividade e transitoriedade. Tendo como relações fundantes: professor-aluno; objetivo-avaliação; conteúdo-método; conhecimento local-total; ensino-aprendizagem; ensino-pesquisa; teoria-prática; movimento-afetividade; tempo-espaço.Downloads
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