APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA INÉDITA DA PUCPR

Péricles Gomes Varella, Sônia Cristina Vermelho, Camile Golçalves Hesketh, Ana Carolina Castelli da Silva

Resumo


Este artigo é uma síntese dos resultados levantados e analisados, oriundos da experiência de institucionalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Eureka na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tomando o Projeto Pedagógico da PUCPR, alicerçado na proposta da aprendizagem colaborativa, implementamos durante o ano de 2000 todo um conjunto de ações para incentivar o uso da tecnologia como suporte às atividades realizadas nas salas de aula. Tendo em vista os dados analisados, ainda que sejam os primeiros passos rumo a grandes transformações, evidenciou-se problemas que a educação presencial historicamente vivencia e procura superar. A tecnologia pode ser um suporte para essas mudanças, mas requer fundamentalmente uma mudança de postura e de enfrentamento da tecnologia e da metodologia que ela possa vir a suportar.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALCÂNTARA, Paulo et al. Aprendizagem colaborativa com tecnologias interativas: Projeto PACTO. Projeto de pesquisa, Curitiba, 2000.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Science for All Americans: Project 2061 (p.148). New York: Oxford University Press, 1989.

BEHRENS, Marilda A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.

GRAVES, L. N. Creating a community context for cooperative learning. In S. Sharan (Ed.). Handbook of cooperative learning methods, 1994.

MAIA, Carmem. (Org.). EAD.BR: educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000.

VARELLA, Péricles; VERMELHO, Sônia Cristina; HESKETH, Camile; SILVA, Ana Carolina C. Relatório Técnico de Avaliação do Ambiente Eureka na PUCPR. Curitiba: 2001.




DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i6.4804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat