PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4750Resumo
O presente artigo tem como finalidade provocar os docentes universitários no sentido de refletir sobre as mudanças necessárias na Educação Superior em face às transformações sociais da atualidade. Mudar a maneira de ver e agir requer de nós, docentes, conscientização, leitura, pesquisa e reflexão no que diz respeito aos paradigmas educacionais conservadores e emergentes.
Downloads
Referências
BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
________. Formação continuada dos professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
_______. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente IN: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T., BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
________ & AGE , E. M. J. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. v. 2,n.3,jan/jun. In: Revista Diálogo Educacional. Curitiba: Champagnat, 2001.
BRANDÃO, D. M.S. & CREMA, R. O novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística. 2. ed. São Paulo: Summus, 1991.
CAPRA, F. A teia da vida. Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CARDOSO, C. M. A canção da inteireza. Uma visão holística da educação. São Paulo: Summus, 1995.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1992.
FREIRE, P.; FREIRE, A. M. (Org.). Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo:UNESP, 2001.
GATE (Global Alliance for Transforming Education). Educação 2000. Uma perspectiva holística. Dezembro. www.globalalliance.com.br.Tradução de Rita de Cássia Santos Vanin. Mestranda em Educação da PUCPR, 1991.
GUTIÉRREZ, F. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São Paulo: 1999.
KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
LASZLO, E. Conexão Cósmica: Guia pessoal para a emergente visão da ciência. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
_______. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
PIMENTEL, M. da G. O professor em construção. Campinas: Papirus,1993.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANTOS, B. de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
VASCONCELLOS, C. S. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1996.
VEIGA, I. P. A. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação: uma introdução. In: OLIVEIRA, M. R. S.N. (Org.). Didática: Ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas: Papirus, 1993.
WEIL, P. O novo Paradigma Holístico. Ondas à procura do mar. In: BRANDÃO, D.; CREMA, R. O novo paradigma holístico. Ciência, filosofia, artes e mística. São Paulo: Summus, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.