“FISIOTERAPEUTA-PROFESSOR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES DOCENTES”
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4744Resumo
O presente artigo discute a prática pedagógica dos professores que atuam no curso de Fisioterapia da PUCPR a partir dos primeiros dados obtidos na pesquisa em andamento no programa de Mestrado em Educação dessa instituição. Aborda a realidade do ensino universitário frente as novas necessidades educacionais, onde o foco do “ensino” é deslocado para a “aprendizagem”. Valendo-se de pesquisas sobre os saberes docentes, focaliza, no contexto investigado, os processos de inserção desses profissionais na segunda profissão (a docência universitária), sem a prévia fundamentação pedagógica. Destaca, na fala dos entrevistados, uma acentuada preocupação dos fisioterapeutas-professores com suas práticas pedagógicas. Tais evidências colocam novas questões em relação à natureza dos saberes docentes e às possibilidades e limites das modalidades de formação pedagógica desses profissionais. Ao reconhecer a relevância dos saberes de experiência dos professores que atuam nos cursos superiores, considera-se, entretanto, fundamental uma formação pedagógica que propicie ao professor uma reflexão crítica e contínua de sua ação docente, enquanto fator importante na construção de sua autonomia docente. Sabe-se que os novos tempos são desafiadores, levando instituições e professores a pensarem em modelos que venham corresponder às necessidades educacionais e refletirem criticamente as práticas pedagógicas até então desenvolvidas.
Downloads
Referências
BRANDÃO, D. & CREMA, R. O novo paradigma holístico. São Paulo: Summus, 1991.
CASTANHO, M. E. L. M.; CASTANHO, S. O que há de novo no ensino superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 10. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
CYSNEIROS, P. G. & URT, S. C. A assimilação da informática pela escola pública. (Relatório CNPq, não publicado) Recife, Projeto Educom, Centro de Educação, UFPE.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
MASETTO, M. Docência na universidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.
OLIVEIRA,V. B. (Org.). Informática em psicopedagogia. São Paulo: SENAC,1996.
PERRENOUD, P.; PAQUAY, L.; ALTET, M.; CHARLIER, E. (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS:Artes Médicas Sul, 2000.
PINTO, N. B. Revista Diálogo Educacional. Vol. 2, nº 3, jan/jun 2001. PUCPR.
THERRIEN, J. Experiência profissional e saber docente: a formação dos professores questionada. In: TARDIF, M. et al. Formação dos professores e contextos socias. Porto: RÉS – Editora Limitada, 2000, pp. 217-244.
VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
VILLA, F. G. A crise do professorado: uma análise crítica. Campinas, SP: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.