DOS SABERES ÀS COMPETÊNCIAS: CONSTRUINDO UM NOVO PROCESSO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4732Resumo
O texto relata os resultados da construção de proposta pedagógica baseada em competências, que estamos desenvolvendo, como parte do projeto Gestão Estratégica de competências e a formação do cidadão trabalhador. Financiado pelo CNPq, tem como objeto de investigação a avaliação de práticas sociais escolares, situadas na Região Sul, procurando mensurar como vem se desenvolvendo a gestão de processos voltados à formação de competências de cidadãos. A análise centrada no Sistema Educacional Divina Providência tomou a avaliação das práticas escolares como uma necessidade de redirecionamento do processo de formação para aproximá-lo das comunidades locais redimensionando as relações entre escola e comunidade. Utilizando o Planejamento Estratégico e Pedagógico que contemplam a possibilidade do diagnóstico, da autoavaliação e, conseqüentemente, da reorganização das ações, e de participação na construção da qualidade do processo educacional é que estamos analisando, avaliando e construindo propostas pedagógicas que viabilizem a passagem dos saberes para as competências.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. & CUNHA, J. C. Planejamento estratégico do Sistema Divina Providência. Curitiba: Mimeo, 1999.
BARBOSA, A. & CUNHA, J. C. Proposta de Planejamento estratégico e pedagógico. Curitiba: Mimeo, 2000.
CNE. MEC. Parecer 115/99 de 10 de Agosto de 1999. http://www.mec.gov.br/cne
_________. Diretrizes para a Educação Básica- documento síntese set/ 2001.http://www.mec.gov.br/cne
CUNHA, J. C. & ZAINKO, M. A. Propostas de Diretrizes para o Sistema Educacional Divina Providência. Curitiba: Mimeo. 2001.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Brasília: DF: MEC: UNESCO, 2000.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação institucional: marcos teóricos e políticos: Avaliação, Campinas, SP, ano1, n. 1, jul, 1996.
________. Avaliação: técnica e ética. Avaliação, Campinas, SP, ano 6, n.3 (21), set, 2001.
FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1999.
FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a gestão da educação brasileira.in Gestão Democrática da Educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
FULLAN, Michael. http://www.novaescola.com.br, set/ 2001.
GENTILI,P & SILVA, T.T.(Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1994.
_____. (Org.). Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
GHIRALDELLI JR, Paulo. Arrancar o véu. Graduação em debate nº 1 , UFPR, Curitiba, 1994.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma/reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
_______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
PERRENOUD, Philippe. La formation dês enseignants entre théorie et pratique. Paris: L’Harmattan, 1994.
__________. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
__________. Novas competências para Ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.
TRIVIÑOS, Augusto. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em execução. São Paulo: Atlas, 1987.
VALENINI, Luiz. D. “Qual cidadania”? Congresso AEC. Fortaleza, jul. 1995.
VEIGA, Ilma. P. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
ZAINKO, M. A. et al. A avaliação institucional na UFPR: a trajetória de uma década 1987-1997. Curitiba, UFPR, 1998.
ZAINKO,M. A. Planejamento, Universidade e Modernidade. Curitiba: All Graf/AUGM Editora, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.