DOS SABERES ÀS COMPETÊNCIAS: CONSTRUINDO UM NOVO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Maria Amélia Sabbag ZAINKO PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4732

Resumo

O texto relata os resultados da construção de proposta pedagógica baseada em competências, que estamos desenvolvendo, como parte do projeto Gestão Estratégica de competências e a formação do cidadão trabalhador. Financiado pelo CNPq, tem como objeto de investigação a avaliação de práticas sociais escolares, situadas na Região Sul, procurando mensurar como vem se desenvolvendo a gestão de processos voltados à formação de competências de cidadãos. A análise centrada no Sistema Educacional Divina Providência tomou a avaliação das práticas escolares como uma necessidade de redirecionamento do processo de formação para aproximá-lo das comunidades locais redimensionando as relações entre escola e comunidade. Utilizando o Planejamento Estratégico e Pedagógico que contemplam a possibilidade do diagnóstico, da autoavaliação e, conseqüentemente, da reorganização das ações, e de participação na construção da qualidade do processo educacional é que estamos analisando, avaliando e construindo propostas pedagógicas que viabilizem a passagem dos saberes para as competências.

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Publicado

2002-07-17

Como Citar

Sabbag ZAINKO, M. A. (2002). DOS SABERES ÀS COMPETÊNCIAS: CONSTRUINDO UM NOVO PROCESSO DE FORMAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 3(5), 29–48. https://doi.org/10.7213/rde.v3i5.4732

Edição

Seção

Dossiê