A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Autores

  • Maria Antonia M. Schwartz Prof. Adjunto 3 da PUCPR. Mestre em Educação.
  • Neusa Maria Gomide Baptista Prof. Adjunto 3 da PUCPR. Mestre em Educação.
  • Vera Lúcia Casteleins Prof. Assistente I da PUCPR. Mestre em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3904

Resumo

O presente trabalho trata da organização dos estágios curriculares no currículo dos diferentes cursos superiores e está articulado ao Projeto de pesquisa sobre “Organização e Planejamento de estágios da PUCPR.” Refere-se ao desenvolvimento de aptidões e competências previstas nos diferentes programas de aprendizagem do projeto pedagógico dos cursos de graduação e a importância de que se revestem os estágios para a formação profissional adequada do estudante. O estágio como experiência pré-profissional volta-se para o desenvolvimento de ações vivenciadas, reflexivas e críticas. É um Programa de aprendizagem com características especiais, como elemento integrador e interdisciplinar oportunizando a inserção de alunos e professores na realidade profissional existente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasil, DF, v. 134, nº 248, p. 27, 883-41. 23 dez. 1996, Seção 1.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 3. ed., São Paulo: Cortez, 1999.

GISI, M. L. et al.; Revista Diálogo Educacional. Vol. 1, nº 2, jul/dez/ 2000. PUCPR.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. Unidade teoria e prática. 3. ed, São Paulo: Cortez, 1997.

SALGADO, J. Os estágios e o processo de construção da ética e da cidadania. IN ANAIS II Encontro Estadual de estágios de 15 a 17 de setembro de 1993, Curitiba: UFPR/Coordenadoria Geral de Estágios, 1993.

RIBAS, M. H. Construindo as competências. São Paulo: Olho D’água, 2001.

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed., Paz e Terra: RJ, 1977.

Downloads

Publicado

2001-07-17

Como Citar

M. Schwartz, M. A., Gomide Baptista, N. M., & Casteleins, V. L. (2001). A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. Revista Diálogo Educacional, 2(4), 105–111. https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3904

Edição

Seção

Artigos