O LETRAMENTO LITERÁRIO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3694Resumo
Este artigo pretende tratar da presença da atividade de leitura da literatura na modalidade de ensino EJA. Para isso, apresentamos a seguir um balanço do Projeto Clube de Leitura. A fim de contextualizar tais atividades e justificá-las optamos por, primeiramente, apresentar um breve panorama da EJA no Brasil. A seguir, apresentamos o Programa de Educação de Adultos da UFMG e o Proef-2, onde se desenvolveram as atividades que pretendemos relatar. Este projeto de extensão, o Clube de Leitura, proposto e coordenado por esta pesquisadora, por sua natureza, não faz parte do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG, mas é uma atividade independente que acontece dentro dele. Desenvolvemos durante todo o ano de 2006, atividades de leitura livre de textos literários, mediada sempre por uma bolsista, sem cobranças de provas, de produção escrita, interpretação ou mesmo controle de presença. Tais cuidados visam garantir a superação das distâncias entre livro e leitor nessa modalidade de ensino, buscando promover situações voltadas ao fortalecimento do letramento literário de um grupo de 30 jovens e adultos alunos deste Projeto de Ensino Fundamental - Proef-2.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio et. Al Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 39.
ASSIS, Machado. Idéias de canário. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2006.
CARLOS, José; BARRETO, Vera. Um sonho que não serve ao sonhador. Alfabetização e Cidadania, ano 2, n. 1, p. 31-37, 1995.
COELHO, Ana Maria. Simões; EITERER, Carmem Lucia. A didática na EJA: contribuições da epistemologia de Gaston Bachelard. In: SOARES, Leôncio et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 3.
EITERER, Carmem Lucia. Filosofia & leitura: estudo de uma experiência didática em uma escola pública paulistana no período noturno. 1996. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
______. Uma leitura possível: um estudo sobre a formação do leitor no ensino. 2001. 146 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1999.
LAHIRE, Bernard. La raison dês plus faibles. Rapport au travail, écritures domestiques et lectures en milieux populaires. Lille: PUF, 1993. PAIVA, Jane et al. Educação de adultos: uma memória contemporânea - 1996-2004. Brasília: Unesco, MEC, 2004.
______. Literatura e neoleitores jovens e adultos: encontros possíveis no currículo? In: PAIVA, Aparecida et al. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 118.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 01, p. 47-62, 2004.
QUEIROZ, Bartolomeu Campos. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. Rio de Janeiro: Global, 2004.
______. Indez. Belo Horizonte: Miguilim, 1989.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
______. Curriculo e democracia. In: COLÓQUIO LUSOBRASILEIRO DE CURRÍCULO, 2., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.