UMA INVERSÃO DIDÁTICA NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3646Resumo
Nosso estudo apresenta a formação continuada de professores como uma das possibilidades do ensino em nível de Pós-Graduação, tomando na forma de exemplaridade o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná – PDE, que é de formação continuada para professores em exercício e pertencentes ao quadro de magistério do Estado. Os professores PDE não são inseridos em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu. Cursam disciplinas ofertadas em nível de graduação, dentre outras atividades de inserção acadêmica. O que nos leva a exemplificar que a formação continuada pelo PDE são os princípios pedagógicos, de gestão e didáticos, que representam a nosso ver uma inversão didática sendo esta uma das condições favoráveis à transformação da prática profissional, talvez a mais importante. Com base em Bachelard, por sua epistemologia histórica; Habermas, por sua teoria da ação comunicativa; e Vygotsky, pela categoria de mediação na sua teoria de aprendizagem, nossa proposição de inversão didática pretende priorizar a vivência dos atores sociais na educação escolar, como sendo o ponto de partida e de chegada da reflexão coletiva, com a orientação das universidades conveniadas.Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. Le nouvel esprit scientifique. 3. ed. Paris: PUF, 1966.
BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.
BRASIL. Leis e decretos federais. In: PARANÁ, SEED/CEE. Edição atualizada até março de 2008. Curitiba: SEED/CEE, 2008.
BOSI, Alfredo. A dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COHN, Gabriel. A teoria da ação em Habermas. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brandt (Org.). Teorias da ação em debate. São Paulo: Cortez; FAPESP: Instituto de Estudos Especiais, PUC-SP, 1993.
CORTINA, Adela. Crítica y utopía: la escuela de Francfort. Madrid: Cincel, 1985.
ESTEVE, José Manuel. O mal - estar docente. A sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
GODELIER, Maurice. Economias e sociedades: abordagens funcionalista, estruturalista e marxista. In: CARVALHO, Edgard Assis (Org.). Antropologia econômica. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas Ltda, 1978.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1988.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Lições de didática. Campinas: Papirus, 2006. p. 75-100.
______. Didática teórica/ didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1989.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2000.
PARANÁ. Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004, no Decreto nº 4482/2005 e no Decreto nº 3149/2004. Diário Oficial, Secretaria de Estado da Educação, n. 4341/2007, 17 out. 2007.
PARANÁ. Decreto n.º 4482, de 14 de março de 2005. Diário Oficial, Secretaria de Estado da Educação, n. 2007/05, 21 jul. 2005.
PARANÁ. SEED. Resoluções do secretário de estado da educação, junho de 2007. Curitiba: SEED, 2007.
PARANÁ. SUED/SEED. Instruções normativas da Superintendência de Educação, março de 2008. Curitiba: SEED, 2008.
SOUZA, Ana Maria Martins; DEPRESBITERIS, Léa; MACHADO, Osny Telles Marcondes. A mediação como princípio educacional: bases teóricas das abordagens de REUVEN FEUERSTEIN. São Paulo: SENAC São Paulo, 2004.
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
WACHOWICZ, Lílian Anna. As tensões dialéticas na educação. In: WACHOWICZ, Lílian Anna (Org.). A interdisciplinaridade na Universidade. Curitiba: Champagnat, 1998. p. 111-125.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.