Interlocução freiriana com a Educação Especial e Inclusiva mediada por uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS08

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Inclusão, Educação Emancipatória, Paulo Freire

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática acerca das pesquisas relacionadas a Educação Especial e Educação Inclusiva em diálogo com o aporte teórico freiriano, tendo em vista analisar e articular interlocuções com a educação emancipatória. Como substrato metodológico, a pesquisa tem ancoragem na revisão sistemática de literatura e análise qualitativa. O Portal Capes Catálogo de Teses e Dissertações foi a base de dados utilizada pela pesquisa considerando três descritores conjugados: “Educação Especial”, “Inclusão” e “Freire”, com filtragem na área de Educação e interstício 2020 a 2024. As pesquisas ressaltam que a Educação Inclusiva, embora garantida por lei, é um desafio à prática pedagógica cotidiana das escolas regulares, e que a dialogicidade com o aporte freiriano da educação emancipatória, que garante uma educação para todos, ainda tem pouca interlocução e difusão, pois a matiz da educação bancária e transmissiva tem ainda presença marcante na realidade de desenvolvimento das pesquisas que compuseram o arcabouço analítico desta investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014). Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduação em Pedagogia. Atuando no cargo de Professora efetiva do Ensino Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal. Professora atuante e orientadora no Mestrado e Doutorado em Educação, área de concentração em Educação Social. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e  Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR).

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO). 

Myriam Esther Ortiz-Padilla, Universidad Simón Bolívar (USB)

Psicologa, Magistra y Doctora en Educación. Directora de Doctorado en Ciencias de la Educación de la Universidad Simón Bolívar de Barranquilla, Colombia. Investigadora Senior del Grupo de Investigación Sinapsis Educativa y Social, categoría A1. Coordenadora do Doutorado em Ciências da Educação nesta IES.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Blaszko, C. E., Ujiie, N. T., & Ortiz-Padilla, M. E. (2025). Interlocução freiriana com a Educação Especial e Inclusiva mediada por uma revisão sistemática de literatura. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1236–1251. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS08