ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ESTÁGIOS

Autores

  • Maria Lourdes Gisi Doutora em Educação, Profª do Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Maria Antonia M. Schwartz Profª Adjunto 3 da PUCPR. Mestre em Educação.
  • Neuza Baptista Gomide Profª Adjunto 3 da PUCPR. Mestre em Educação
  • Vera Lúcia Casteleins Profª Assistente 1 da PUCPR. Mestre em Educação
  • Elizandra Simone Alves Acadêmica do Curso de Pedagogia da PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3295

Resumo

O presente trabalho refere-se a primeira etapa da pesquisa realizada em uma Instituição de Ensino Superior sobre a organização e o planejamento dos estágios curriculares. O interesse em abordar essa questão decorre das novas exigências que se colocam hoje para o ensino superior de propiciar uma formação profissional condizente com as rápidas transformações sociais. Neste contexto observa-se uma tendência em oportunizar aos alunos, desde o início do curso, situações de aprendizagem em contexto real de trabalho, um panorama diferenciado na organização curricular com os quais se defrontarão os alunos no decorrer de sua formação. Nessa perspectiva foi proposta uma investigação com o objetivo de: caracterizar os estágios na instituição, Identificar a sua organização e planejamento e analisar os significados atribuídos ao estágio no processo de formação. Para atingir os objetivos propostos foi realizado inicialmente um estudo exploratório junto aos Diretores de Curso e professores supervisores de estágio, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados evidenciaram a necessidade de definição de diretrizes institucionais para os estágios e maior aprofundamento na compreensão do estágio como momento privilegiado da relação teoria/prática presente em todo processo de formação. As possibilidades de o estágio constituir-se em uma estratégia que favoreça a aquisição de aptidões, competências e habilidades definidas para o curso, pressupõe considerá-lo como parte integrante e essencial do processo de formação devendo ser planejado de modo a proporcionar experiências de aprendizagem dinâmicas, criativas e que possibilitem a reflexão sobre a atuação profissional e a sua intencionalidade.

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Publicado

2000-07-17

Como Citar

Gisi, M. L., M. Schwartz, M. A., Baptista Gomide, N., Casteleins, V. L., & Alves, E. S. (2000). ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ESTÁGIOS. Revista Diálogo Educacional, 1(2), 1–170. https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3295

Edição

Seção

Artigos