Quando a dignidade não cabe na ementa

uma análise da formação inicial de pedagogas(os) no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12

Palavras-chave:

Formação docente, Educação em Direitos Humanos, Pedagogia, Decolonialidade, Currículo

Resumo

Este apresenta a presença/ausência de indicadores da Educação em Direitos Humanos (EDH) nos currículos dos cursos de Pedagogia no Brasil, a partir da análise de conteúdo de 220 Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de instituições públicas e privadas. Os resultados revelam que a EDH permanece marginalizada, com abordagens fragmentadas, pontuais e frequentemente eletivas, sem articulação interdisciplinar e sem centralidade na formação docente. A investigação adota uma abordagem qualiquantitativa e fundamenta-se em referenciais críticos e decoloniais, apontando que os princípios de igualdade, liberdade e identidade são os mais recorrentes, enquanto dimensões como relações étnico-raciais, de gênero, afetivo-sexuais e mais-que-humanas são escassamente abordadas. O estudo interpreta esses dados como expressão de um projeto de formação ainda ancorado em um mito universal de humanidade, que silencia outras formas de existência e conhecimento. Ao propor a EDH decolonial como prática ética e insurgente, o artigo defende uma formação que valorize a dignidade em sua dimensão relacional, política e planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Eliana Batista Souza, Universidade de Coimbra (UC)

Doutora em Ciências da Educação e em Educação Brasileira.

Carlos Franscisco de Sousa Reis, Universidade de Coimbra (UC)

Carlos Francisco de Sousa Reis é graduado em filosofia e concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2008. Foi Professor Coordenador no Instituto Politécnico da Guarda e, atualmente, é Professor Assistente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com atuação na graduação e pós-graduação em Educação. Possui graduação, mestrado e doutorado pela UFC, além de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sob supervisão de Michel Löwy. Foi diretor da Faculdade de Educação da UFC (2003–2011) e tem experiência como professor da educação básica por 10 anos. Atua nas áreas de formação docente, políticas educacionais, movimentos sociais, história da educação, sociologia e filosofia da educação. Coordena pesquisa sobre políticas públicas de formação docente no Brasil. É membro da ANFOPE, avaliador do INEP/MEC e colaborador em convênios acadêmicos com universidades da França, Espanha, Israel e Chile. Participa de comitês internacionais, como o Marx au XXIe siècle (Sorbonne) e é autor de literatura de cordel desde 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Souza, E. B., Reis, C. F. de S., & Ribeiro, L. T. F. (2025). Quando a dignidade não cabe na ementa: uma análise da formação inicial de pedagogas(os) no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1342–1356. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS12