PRODUZIR UM BOM TEXTO: TAREFA POSSÍVEL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3283Resumo
Ao iniciar esta exposição, pretendo esclarecer o que neste trabalho se considera um “bom texto”. Aqui, o texto de qualidade é concebido como aquele cuja leitura se torna fluente e de fácil compreensão, por organizar- se de forma coesa e coerente e apresentar-se com uma linguagem adequada ao tema que, nele, está sendo desenvolvido. Forma e conteúdo ou, caso se prefira, significante e significado devem fundir-se num todo harmonioso. Esse todo, à semelhança de um ser vivo, apresentará suas partes devidamente ordenadas e agindo, não de modo isolado, cada uma por si, mas, de forma integrada, em função da nova unidade constituída, Assim já preconizava, na Antigüidade Clássica, o autor da Poética, ao tratar da estrutura do mito.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Brasileira de Eudoro de Sousa. Porto Alegre: Globo, l966. (Col. Biblioteca dos Séculos)
BANDEIRA, Grace dos Anjos Freire. O ensino da língua portuguesa com o conhecimento do latim: uma análise dos fatores de textualidade em livros didáticos. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 1996.
CHAROLLES, Michel. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes. Paris: Langue Française, l978.
CHIARELLO, Ilze Salete. A leitura e o ensino com pesquisa no curso superior: uma proposta de aprender a aprender. Dissertação de mestrado. Curitiba: PUCPR, 2000.
CIPRO NETO, Pasquale. O cinto, a causa e a conseqüência. In: Gazeta do Povo. Curitiba, 19 out. 2000.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 2.ed. São Paulo:Atlas, l989.
KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 7.ed. São Paulo: Contexto, 1997. (Col. Repensando a Língua Portuguesa)
KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 7.ed. São Paulo: Contexto, 1996. (Col. Repensando a Língua Portuguesa)
KÜSTER, Ana Maria de Barros. O ensino com pesquisa e a produção do texto universitário: um estudo da coesão e da coerência textual. Dissertação de Mestrado. Curitiba: PUCPR, 1998.
SOARES, Wander. Quem não lê não escreve. In: Folha de S. Paulo. São Paulo: 24 fev.97.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.