Educação ambiental crítica com abordagem investigativa
uma experiência emancipadora no ensino de problemas ambientais
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10Palavras-chave:
Biomas Brasileiros, Ensino por Investigação, Justiça AmbientalResumo
Analisamos os resultados da aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), fundamentada nos princípios da Educação Ambiental Crítica (EAC), com estudantes do Ensino Médio. A intervenção teve como objetivo promover a alfabetização científica sobre os problemas ambientais nas vegetações brasileiras, articulando conceitos de desequilíbrios ecológicos, racismo ambiental e saúde única. Os dados, coletados por meio de diários reflexivos e questionários revelaram três eixos de avanços: (1) os estudantes ampliaram a compreensão da multicausalidade dos problemas ambientais, superando explicações genéricas e reconhecendo fatores estruturais como agronegócio; (2) os conceitos de racismo ambiental e saúde única emergiram nas conclusões, com destaque para os impactos desiguais em populações vulneráveis; (3) as propostas de solução evoluíram de medidas punitivas para ações educativas e políticas públicas. Os alunos demonstraram elevados índices de interesse (muito interessante e interessante) nas etapas de contextualização (85%), problematização (80%), hipótese (75%), coleta de dados (80%), exposição dialogada (75%), conclusões (60%) e comunicação (65%). A experiência evidenciou que a articulação entre EAC e ensino por investigação desenvolveu nos estudantes a capacidade de analisar problemas ambientais nas dimensões ecológica, política e social, se configurando como prática pedagógica emancipatória e alinhadas às demandas contemporâneas por sustentabilidade e justiça ambiental.
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