Educação ambiental crítica com abordagem investigativa

uma experiência emancipadora no ensino de problemas ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10

Palavras-chave:

Biomas Brasileiros, Ensino por Investigação, Justiça Ambiental

Resumo

Analisamos os resultados da aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SDI), fundamentada nos princípios da Educação Ambiental Crítica (EAC), com estudantes do Ensino Médio. A intervenção teve como objetivo promover a alfabetização científica sobre os problemas ambientais nas vegetações brasileiras, articulando conceitos de desequilíbrios ecológicos, racismo ambiental e saúde única. Os dados, coletados por meio de diários reflexivos e questionários revelaram três eixos de avanços: (1) os estudantes ampliaram a compreensão da multicausalidade dos problemas ambientais, superando explicações genéricas e reconhecendo fatores estruturais como agronegócio; (2) os conceitos de racismo ambiental e saúde única emergiram nas conclusões, com destaque para os impactos desiguais em populações vulneráveis; (3) as propostas de solução evoluíram de medidas punitivas para ações educativas e políticas públicas. Os alunos demonstraram elevados índices de interesse (muito interessante e interessante) nas etapas de contextualização (85%), problematização (80%), hipótese (75%), coleta de dados (80%), exposição dialogada (75%), conclusões (60%) e comunicação (65%). A experiência evidenciou que a articulação entre EAC e ensino por investigação desenvolveu nos estudantes a capacidade de analisar problemas ambientais nas dimensões ecológica, política e social, se configurando como prática pedagógica emancipatória e alinhadas às demandas contemporâneas por sustentabilidade e justiça ambiental.

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Biografia do Autor

Jayro Silva Tavares Sampaio, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Radiologia pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (2011), licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017) e especialização em MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Fametro (2020). É Mestre em Ensino de Biologiia pelo programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia Rede Nacional (PROFBIO) (2025). 

Andréa Pereira Silveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possuo Pós-Doutorado (2018) e Doutorado (2012) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998). Sou Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando como docente na Graduação em Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCB-CCS), na Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Ciências é 10. Fui Coordenadora (2022-2024) e e Vice Coordenadora (2019-2021) do Mestrado Profbio/Uece. Fui Coordenadora (2004-2007) e Vice Coordenadora (2013-2015) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (FACEDI/UECE). Sou membro do grupo de pesquisa Ensino em Ciências e Formação Docente ENCEFORD (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4133427917695962), do grupo de pesquisa Biogeografia e Ecologia Aplicada à Conservação e Manejo (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6721164355360863) e do grupo de pesquisa Ecofisiologia de Halófitas (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3693751075633420). Sou integrante do Laboratório de Formação de Professores CCB/CCS (https://www.uece.br/ccs/laforp/) Tenho experiência na área de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia com ênfase nos temas: Novas práticas e estratégias pedagógicas, Produção e avaliação de recursos didáticos-pedagógicos, Espaços não escolares, Biodiversidade, Ecologia, Educação Ambiental, Botânica e Estado da arte. Também tenho experiência na área de Pesquisa em Ecologia Vegetal com ênfase em: Estrutura e Dinâmica de Populações e Comunidades Vegetais, Florística e Fitossociologia.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Sampaio, J. S. T., & Silveira, A. P. (2025). Educação ambiental crítica com abordagem investigativa: uma experiência emancipadora no ensino de problemas ambientais. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1276–1293. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS10