SOBRE UM JUÍZO ESTÉTICO PECULIAR À EDUCAÇÃO DO DESIGNER
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3220Resumo
Este trabalho tem por objetivo convidar o designer/professor à uma reflexão filosófica sobre as implicações da liberdade estética propagada pela modernidade (cultura do consumo), sobre as responsabilidades morais do designer em sua atividade criadora. Tomaremos como ponto de referência um breve histórico do design, sua base filosófica original e suas posteriores variações na evolução econômica e cultural das sociedades modernas . Serão apresentados os argumentos de alguns filósofos a respeito do conceito de bom, do belo e do útil, para, então, através destas considerações responder a questões relacionadas à estética dos objetos utilitários, artísticos e também daqueles que visam preencher o campo simbólico-individualista das necessidades humanas.Downloads
Referências
ABRÃO Bernadete S. (Org.) História da filosofia. São Paulo : Nova Cultural, 1999.
BÜRDEK, Bernhard E. Diseño - historia, teoria y práctica del diseño industrial. Barcelona : Gustavo Gili, 1994.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo : Ática, 1997.
HUISMAN, Denis. A estética. Lisboa : Edições 70, 1994.
KULENKAMPFF, Jens. A lógica kantiana do juízo estético e o significado
metafísico do beloda natureza. In: ROHDEN, Valério. 200 anos de crítica
da faculdade do juízo de Kant. Porto Alegre : Ed. da Universidade/ UFRGS. Instituto Goethe/ ICBA, 1992.
OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto. Rio de Janeiro : Campus, 1998.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática: as conseqüências sociais da
Segunda revolução industrial. 4.ª Ed. São Paulo : Editora da Universidade Estadual Paulista: Brasiliense, 1995.
TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis : Vozes, 1996.
VÁZQUEZ, Adolfo S. Convite à estética. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1999.
WERNECK, Vera Rudge. Ética e imaginário social. In: SIEBENEICHLER, Flávio Beno. Ética, filosofia e estética. Rio de Janeiro : Editoria Central da
Universidade Gama Filho, 1997. P.217-239.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.