DEZ ANOS DE REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (2000-2009): histórico e evolução

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR
  • Rene Faustino Gabriel Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR
  • Viviane Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.3428

Resumo

O papel desempenhado pelas revistas científicas para divulgação dos resultados de pesquisas e novas descobertas tem contribuído para a consolidação da ciência como difusora do conhecimento científico. Com o objetivo de analisar diacronicamente os dez anos da Revista Diálogo Educacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, este estudo utiliza a técnica de pesquisa biografia institucional. Realiza um levantamento histórico, iniciando com a criação e os marcos do desenvolvimento e consolidação da revista. Demonstra a trajetória desse veículo de comunicação científica voltada ao debate e discussão acerca da área Educação. Apresenta os resultados da análise dos 28 números publicados desde sua criação, em 2000, até 2009 e identifica que a revista já conseguiu alcançar visibilidade nacional, porém sua consolidação na área ainda depende do aprimoramento de seus critérios de qualidade e da busca do reconhecimento internacional por meio de estratégias constantes de seu planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

Santiago Bufrem, L., Faustino Gabriel Junior, R., & Gonçalves, V. (2010). DEZ ANOS DE REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (2000-2009): histórico e evolução. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 123–149. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.3428

Edição

Seção

Artigos