A formação continuada de professores em Curitiba, no período 1996-2016, no contexto da globalização

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-3759-0377
  • Edson Rodrigues Passos Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO07

Resumo

O artigo visa discutir o processo de formação continuada de professores no município de Curitiba no período entre 1996 e 2016, a partir de um suporte conceitual misto, qualitativo e quantitativo, por entender que, face a especificidade do objeto em análise, as abordagens se complementam, com ganho epistemológico para a pesquisa. O objetivo geral da pesquisa é investigar as relações entre políticas públicas adotadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba no período 1996-2016 e a formação continuada de professores no contexto da globalização. Como objetivos específicos, tem-se: apresentar os dados acerca da totalidade dos cursos ofertados na formação continuada de professores pelo município de Curitiba no período citado, no contexto da cultura globalizada, tecer a crítica e apresentar as diferenças de ofertas entre as demandas de cursos de formação no decorrer de cada gestão. O apoio teórico está referenciado em autores contemporâneos do pensamento dialético, entre eles Severino (2007), Ferreira (2003), Schelling (1984) e Teodoro (2003). Como resultado, verificou-se que foram intensificadas as discussões sobre o tema formação continuada de professores face o mundo globalizado e tecnológico. Além disso, a pesquisa revelou o quantitativo dos cursos ofertados no período de cada prefeito, o que mostrou o compromisso e o investimento na formação continuada em cada mandato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Edson Rodrigues Passos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em LETRAS PORTUGUÊS pela Universidade Federal do Paraná (1999).Especialização em LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFPR (2001). Mestrado em Educação-Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor - SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANA E DA REDE PRIVADA DE ENSINO.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Dudeque Pianovski Vieira , A. M., & Rodrigues Passos, E. . (2022). A formação continuada de professores em Curitiba, no período 1996-2016, no contexto da globalização. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO07