Concepções de professores sobre o Ensino Médio Integrado e a problemática da não integração

Autores

  • Mayara Melo Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Roberto Ribeiro Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS09

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a forma como o Ensino Médio Integrado tem sido desenvolvido em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir das concepções de docentes que atuam no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Com isso, são identificadas possíveis implicações e dificuldades para a implementação de propostas que dialoguem com a ideia de integração prevista em no Documento Base que orienta o Ensino Médio Integrado. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, sendo orientada pela Teoria Fundamentada de Dados conforme proposto por Charmaz (2009). Os dados empíricos foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com dez professores: que atuam no Ensino Médio Integrado nas chamadas Ciências da Natureza e com aqueles que atuam especificamente nas disciplinas da formação técnica em Institutos Federais situados em três regiões do país. Os resultados indicam que há tendência ao desenvolvimento de propostas curriculares que assumam uma perspectiva tradicional, que são reflexo de três aspectos: fatores socioeconômicos e culturais, concepções pedagógicas e relativas ao planejamento e aspectos institucionais/administrativos. Percebe-se que avanços no sentido da integração se dão a partir do reconhecimento do significado da proposta e da viabilização de espaços de formação permanente para a gestão e corpo docente.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Melo, M., & Silva, R. R. (2022). Concepções de professores sobre o Ensino Médio Integrado e a problemática da não integração. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS09