Docência no Ensino Superior

quando ela faz a diferença na vida do aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO04

Resumo

A sociedade tem passado por rápidas e constantes mudanças que desafiam os sujeitos que a compõem de modo geral e, em especial aqueles formados no ensino superior. Isto impacta de forma direta a formação oferecida a esses alunos no ensino superior. Em decorrência disso, tem-se exigido uma nova postura, profissionalidade e respostas dos docentes do magistério superior. Tal fato traz a reboque a questão sobre como os docentes do ensino superior podem fazer a diferença para a formação pessoal, profissional e social dos alunos universitários. Para tanto, este artigo objetiva documentar e socializar com docentes universitários, a trajetória percorrida por um professor do ensino superior na busca de se tornar um professor significativo para seus alunos e, desta forma, fazer a diferença em suas vidas. Emprega-se, com esse intuito, a metodologia baseada em História de Vida alicerçada em Josso (2007). Recorre-se, entre outros, a Masetto (1992, 2003, 2010, 2015, 2018) Carl Rogers (1972) Sacristán e Pérez Gómes (1996), Sacristán (2000) e Perrenoud (2002) para recompor essa trajetória. Trata-se de uma (re)constituição temporal de uma experiência de docência no ensino superior que foi vivenciada durante quarenta anos e recompõe as vivências, pesquisas e conhecimentos produzidos para a construção de um professor significativo. Apresenta como resultado tais imagens do passado e presente instrumentalizando-as para projetar o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Psicologia Educacional pela PUC-SP, Livre-docente em Didática pela USP. Professor titular do Departamento de Fundamentos de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Professor Associado Aposentado da USP. Especialista em questões universitárias e na formação pedagógica de professores do ensino superior, concentra nessas áreas suas pesquisas e publicações científicas. Líder do Grupo de Pesquisa FORPEC, credenciado no CNPq.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Masetto, M. T. (2022). Docência no Ensino Superior: quando ela faz a diferença na vida do aluno. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO04