Astrobiologia e ensino de ciências
articulações no paradigma educacional emergente
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS08Resumo
Dentre as atuais abordagens da pesquisa científica, que buscam a partir de uma visão multidisciplinar estudar os problemas científicos complexos que envolvem a possibilidade de a vida ser intrínseca ao Universo, encontra-se a Astrobiologia. Diante dos pressupostos integradores de uma área inovadora de investigação científica, inquietou-se interrogar: A ótica do paradigma da complexidade pode perspectivar o ensino de temas da astrobiologia no ensino de ciências? Quais são as possibilidades de articulações que podem fundamentar este trabalho? Nessa pesquisa, recorte da fundamentação teórica de uma Dissertação de Mestrado defendida em 2020, buscou-se apontar as consonâncias entre o Paradigma da Complexidade e a emergência da Astrobiologia como campo de pesquisa científica, com vias em traçar aspectos diante das possibilidades de perspectivação do ensino da vida no universo, norteado pela ótica da complexidade no contexto da Educação para a ciência. Para isso, foi empregada uma Pesquisa Qualitativa de cunho bibliográfico pautada na Revisão Sistemática. Mediante a análise, foram discutidas as dimensões disciplinares do conhecimento, bem como foi apresentado um parâmetro geral da Astrobiologia como campo de pesquisa reemergente da ciência e suas potencialidades no contexto educacional. Logo, foi possível articular e inferir possibilidades que podem ser mobilizadas ao trabalhar temas da Astrobiologia na educação para a ciência, norteados pelo enfoque paradigmático da complexidade. Assim, almejou-se com este estudo encaminhar e clamar com urgência e, sobretudo, ampliar ações educativas que visem pelo progresso de mudanças paradigmáticas e reformas de pensamento que contemplem a construção de uma consciência planetária.
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