Contribuição da formação continuada na qualidade de vida de docentes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS07

Resumo

Com as novas metas do Plano Nacional de Educação para 2024 os professores da Educação Básica devem continuar o seu processo de formação e manter o seu bem-estar no trabalho para atender as novas demandas do sistema educacional. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da formação continuada na qualidade de vida dos professores da Educação Básica. Participaram da pesquisa 90 professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, divididos em: Grupo Formação Continuada (GFC, n= 48) que participou do programa Formação-Ação em Escolas Criativas durante 2 anos; e Grupo Sem Formação Continuada (GSFC, n= 42). Foi avaliada a percepção da qualidade de vida nos domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente com o instrumento WHOQOL-bref. Os resultados mostraram que os escores nos domínios Físico (57,1), Psicológico (66,7), Relações Sociais (75,0) e Meio Ambiente (65,6) do Grupo Formação Continuada foram Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 61, p. 147-168, jan./mar. 2022
significativamente maiores que os escores do Grupo Sem Formação Continuada nos domínios Físico (53,3), Psicológico (62,5), Relações Sociais (66,7) e Meio Ambiente (56,3) (p<0,05). A percepção da qualidade de vida geral do Grupo Formação Continuada (66,0) foi significativamente melhor que a do Grupo Sem Formação Continuada (59,0) (p<0,0001). Em conclusão, o programa de formação continuada contribuiu para a melhora da percepção da qualidade de vida dos professores, mostrando que este programa pautado na tríade complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação refletiu no bem-estar individual, social e ambiental.

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Biografia do Autor

Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Campus Caçador - UNIARP

Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR - UFSC) com concentração em Reabilitação, Cinesiologia e Esportes, realizou o Pós Doutorado em Saúde e Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), têm Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná com concentração em Fisiologia da Performance, Especialização em atividade física e saúde pela FACEPAL e Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFPR), Graduado em Educação Física com licenciatura plena pela FACEPAL. É professor e pesquisador do programa de Mestrado acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado profissional em Educação Básica da UNIARP, professor do curso de graduação em Medicina da UNIARP e professor do curso de Educação Física da UNOESC. Líder do grupo de pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Saúde (GIES) da UNIARP e Líder do Grupo de pesquisa em Treinamento Desportivo (GETED) da UNOESC. É Editor-Chefe da Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde (RIES) com qualis B1. Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na fisiologia do exercício aplicado à saúde e ao desempenho físico, epidemiologia com enfase nos fatores determinantes a saúde e qualidade de vida no trabalho

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Campus Caçador - UNIARPUniversidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória -UNESPAR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná ?UTFPR (2014). Especialização em Educação Especial e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV). Graduação em Pedagogia. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Atua como professora no Mestrado Profissional em Educação Básica, na linha de pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Tem experiência na área da docência e Psicopedagogia atuando com a Educação Infantil, Anos Iniciais, Sala de Recursos Multifuncional e na Secretaria Municipal de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) vinculado ao Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR). Parecerista da Revista Ensino & Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Centro de Ciências Humanas e Educação. 

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Publicado

2022-02-01

Como Citar

Rocha, R. E. R. da, & Blaszko, C. E. (2022). Contribuição da formação continuada na qualidade de vida de docentes da educação básica. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS07