Trajetória de vida docente e sua contribuição para a docência na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS07

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa que busca o sentido dos fenômenos a partir do significado que as pessoas lhes atribuem. Como pesquisa formação, adotamos os estudos narrativos das histórias de vida de professores para investigar o comportamento humano dando especial valor à subjetividade como conhecimento científico. Propusemo-nos a questionar de que modo a trajetória de vida do docente que atua nos cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contribui para a sua prática pedagógica. Para a coleta de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Na pesquisa bibliográfica buscamos relacionar conceitos da pesquisa narrativa utilizados na construção da identidade profissional do docente da educação profissional e tecnológica e na entrevista narrativa o participante da investigação, ao narrar o vivido, pode ressignificar este tempo ao deixar transparecer o seu interior, seus desejos e frustrações. Os dados coletados através das entrevistas narrativas foram tratados por meio da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011) e nos estudos de Jovchelovitch e Bauer (2002). Revisitar as memórias do passado é parte essencial da narrativa autobiográfica. Ainda que possa parecer penosa porque nos coloca frente a frente com os fracassos e as rupturas, também provoca a tomada de consciência e novas atitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná

Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, PR. Brasil. Doutora em Educação e Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional (ProfEPT). 

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Freire Rocha Cordeiro Machado, M., & Santana Vieira, R. V. (2021). Trajetória de vida docente e sua contribuição para a docência na educação profissional e tecnológica. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS07