Formação e educação da mulher e o caderno de Economia Doméstica (Dourados, Mato Grosso – 1972)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS13

Resumo

Este artigo insere-se nas abordagens sobre a história das instituições escolares, com um estudo direcionado para as práticas de formação e educação das mulheres, cuja finalidade é contribuir para a compreensão da seguinte problemática: como a disciplina de Economia Doméstica foi tratada em um caderno de uma ex-aluna da turma do Curso do Ginasial do Colégio Estadual Presidente Vargas, localizado na cidade de Dourados, interior do estado de Mato Grosso, no início dos anos de 1970? Assim, este artigo busca analisar o ensino de Economia Doméstica no Colégio Estadual Presidente Vargas da cidade de Dourados, tomando como fonte principal de pesquisa um caderno de uma ex-aluna do Curso Ginasial do ano de 1972. A pesquisa desenvolveu-se a partir das referências ligadas à história, à história da educação, à história das mulheres, à história da educação da mulher e ao currículo, bem como, com base em fontes documentais. A partir dos registros apresentados pela ex-aluna do Curso Ginasial no caderno foi possível entrever parte do processo de ensino da disciplina de

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Biografia do Autor

Inês Velter Marquês, Universidade da Grande Dourados - Unigran

Mestre em Educação na linha de História, Memória e Sociedade pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Pós Graduada em Arte e Educação pela ESAP (2007); Graduada em Letras - Licenciatura Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Cursou como aluna especial a disciplina de Literatura Latina no Curso de Especialização em Letras, área de concentração Latim e Estudos Diacrônicos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atuou como professora na UFMS, no ano de 2005, na disciplina de Literatura Portuguesa (3º ano do Curso de Letras) e Prática de Estágio Supervisionado (4º ano de Letras). Possui experiência profissional como docente no Ensino Fundamental, Médio e Cursinho Pré-Vestibular. Atua como docente nos cursos de Agronomia, Tecnologia em Produção Agrícola, Engenharia de Software, Estética e Cosmética , Publicidade e Propaganda a disciplina de Linguagem e Argumentação. No curso de Educação Física ministra a disciplina de Didática da Educação Física; no Curso de Pedagogia atua como docente e no Curso ministrando as disciplinas de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Arte- Educação e Movimento; no curso de Letras EAD da UNIGRAN, ministra as disciplinas de Didática da Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental. Participou dos Grupos de Pesquisa do GEPHEMES - Grupo de e Estudos e Pesquisa em Historia da Educação, Memória e Sociedade; e GPEPC -Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador da UFGD.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca (1998), mestrado em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social. UNESP/Franca (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013). É professora associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Possui experiência docente de 17 anos no ensino superior, atuando principalmente nas disciplinas de Metodologias da Pesquisa, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Fundamentos de Didática, Fundamentos e Métodos do Ensino de História e Geografia, História da Educação, entre outras. Atua como editora da Revista Educação e Fronteiras (UFGD) desde março de 2012. É membro do Conselho Editorial da Revista Nuances: estudos sobre Educação (UNESP- Presidente Prudente) e da Revista Brasileira de Educação e Diversidades (UFT). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFGD, desde 2016. É associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Desenvolve pesquisa junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES), onde é líder desde 2010. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da formação e da profissão docente, história das instituições escolares, história comparada da educação, história do ensino rural. Coordena o LADHEME (Laboratório de Documentação, História e Memória da Educação), desde 2009

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Marquês, I. V., & Furtado, A. C. (2020). Formação e educação da mulher e o caderno de Economia Doméstica (Dourados, Mato Grosso – 1972). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS13