A escrita educacional feminina de Maria Lacerda de Moura (1918-1919)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS07

Resumo

Este trabalho examina a escrita educacional feminina de Maria Lacerda de Moura em seus dois primeiros livros: Em torno da Educação, de 1918, e Renovação, de 1919. Professora de escola normal do interior de Minas Gerais, Maria Lacerda de Moura colocou em debate as questões educacionais sob o ponto de vista feminino, sinalizando a importância da mulher na condução da sua educação e da educação da infância. Os resultados apontam duas escritas diferenciadas de Maria Lacerda de Moura: uma voltada para a efetivação da República Brasileira do início do século XX e outra direcionada à libertação da mulher de todo e qualquer domínio social. Nas duas obras, é possível identificar as diferentes relações de poder que permeavam a atuação da mulher no contexto educacional e social.

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Biografia do Autor

Paula Cristina David Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei, MG. Pesquisadora da linha de pesquisa História da Educação.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Guimarães, P. C. D. (2020). A escrita educacional feminina de Maria Lacerda de Moura (1918-1919). Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS07