Práticas pedagógicas: experiências inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO05

Resumo

As mudanças a nível tecnológico, econômico e político no mundo da vida influenciam inegavelmente no âmbito educacional, refletindo assim, nos processos e nos modos de ensinar e de aprender. Ainda, ressalta-se que, em se tratando de práticas pedagógicas, almeja-se que em cada nível e modalidade de ensino estas devam ser planejadas e executadas a partir de sua natureza, suas particularidades e sua complexidade. Neste escopo, o presente estudo tem como objetivo conhecer os conceitos e as concepções sobre prática pedagógica, à luz das bases legais e conceituais do Currículo Integrado, de modo a apresentar práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na educação profissional e tecnológica (EPT). Pauta-se metodologicamente em uma revisão bibliográfica de objetivos exploratórios e está dividido em duas partes: a) aborda os conceitos de prática pedagógica associando à inovação; b) discute as práticas pedagógicas inovadoras na EPT, a partir de um relato de experiência. Ressaltou-se que as práticas pedagógicas na EPT constituem-se como condição de melhor atender as demandas humanas da criatividade e da autodeterminação docente, levando em conta as exigências culturais do nosso tempo; que inovação não implica pirotecnia, mas escolha cotidiana para conduzir práticas vivas. Os educadores devem adotar estratégias de ensinagem que além de inovadoras corroborem para novos olhares à realidade social dos educandos. A realidade problematizada sobre as práticas pedagógicas inovadoras na EPT favorece e dissemina novos rumos para uma educação emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Ricardo Antonio Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Filosofia, Metafísica e Epistemologia (PUCRS, 2011). Estágio Pós-Doutoral em Filosofia, área de Ética e Filosofia Política (UFPEL, 2013). Mestre em Filosofia, Ética e Filosofia Social (UNISINOS, 2003). Especialista em Metodologia do Ensino, Interdisciplinaridade (UPF, 1999). Licenciado em Filosofia (Sociologia e Psicologia). Docente de Filosofia no Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. Professor do Quadro Permanente e Coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - IFFar - Polo Campus Jaguari. Líder do Grupo de Pesquisa Ética, Epistemologia e Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica. Interesse por Filosofia e História da Ciência, Filosofia Política, Ética, Bioética, Ensino de Filosofia, Filosofia do Direito, Ensino na Educação Profissional e Tecnológica e Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Castaman, A. S., & Rodrigues, R. A. (2021). Práticas pedagógicas: experiências inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO05