Pedagogos em formação: revisão sistemática das trajetórias formativas, identidades, letramento e perfil midiático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS06

Resumo

A identidade midiática do pedagogo em formação sofre influência direta da trajetória formativa e da representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão escolhida e na relação com as mídias em seu cotidiano. A partir dessa hipótese, o presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo verificar e analisar o perfil midiático do pedagogo em formação, numa possível articulação da constituição deste perfil com sua trajetória formativa e com a representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão do pedagogo. O propósito deste trabalho é apresentar um retrato temporal de pesquisas já realizadas sobre trajetórias formativas, representação social, identidades, letramento e perfil midiático, evidenciando desde o detalhamento do percurso metodológico até os resultados encontrados. A metodologia usada foi a revisão sistemática e o recorte temporal foi de 10 anos (2010 a 2020), que culminou na análise atenta de 75 trabalhos, resultantes de pesquisas acadêmicas da área da educação. O resultado evidenciou a relevância de pesquisas sobre identidades e sua interface com trajetória formativa, principalmente quando os sujeitos são pedagogos em formação. Discutir sobre identidade midiática dos pedagogos requer levar em consideração a sua relação com as mídias, como estas estiveram presentes em sua trajetória formativa e como essa relação contribuiu na constituição da sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klalter Bez Fontana Arndt, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação (UFSC), na linha de pesquisa: Educação e Comunicação, tendo como foco a pesquisa sobre identidade e trajetórias do Pedagogo e letramento midiático. Mestrado em Educação (2005), na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação e Graduação em Pedagoga (2000), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professora colaboradora no Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de 2001 a 2007 e 2016 a 2019. Principais linhas de interesse: Formação de Professores; Trajetórias e Identidade do Pedagogo; Educação a Distância; Letramento Midiático.

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Bez Fontana Arndt, K., & Cruz, D. M. (2021). Pedagogos em formação: revisão sistemática das trajetórias formativas, identidades, letramento e perfil midiático. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS06