Formação continuada de professores ao incluir aluno surdo no ensino superior: relato de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS02

Resumo

Em uma sociedade diversificada e cada vez mais preocupada com a equidade humana, compete ao professor uma atualização constante de seus conhecimentos, e consequentemente, ressignificação didática. Objetiva-se, neste artigo, portanto, discutir a importância da formação continuada de professores face à inclusão de um aluno surdo em sala de aula, em um curso de Pedagogia no interior de Minas Gerais, bem como, apresentar o gênero autobiográfico para se conhecer o contexto histórico do discente no intuito de identificar e desenvolver metodologias que promovam sua interação e mediação. Destina-se, ainda, relatar a experiência vivenciada por todos os sujeitos envolvidos na busca de alternativas de mediação, ensino, avaliação e por último, descrever as adaptações realizadas para respeitar a singularidade linguística do discente Surdo. A partir dessa perspectiva, o referencial teórico se pauta em autores como, Frison; Simão, Oliveira, Nacarato, Nóvoa e Foucault. A metodologia utilizada configura o relato de experiência associada à autobiografia de um aluno Surdo. Como resultado, observa-se que a formação continuada, atrelada ao trabalho em conjunto de professores e tradutor e intérprete de Libras, foi fundamental para entender demandas apresentadas a partir da especificidade do aluno surdo, além de compartilhar ações práticas e vivências de seus participantes durante esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Richartz, Doutora em Ciências Sociais (PUC/SP); Professora do Grupo Educacional UNIS.

Pedagoga. Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Doutora em Ciências Sociais (PUC/SP); Professora do Grupo Educacional UNIS.

Thiago Lemes de Oliveira, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professor de Libras do Grupo Educacional Unis.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professor de Libras do Grupo Educacional Unis.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Richartz, T., & Lemes de Oliveira, T. (2021). Formação continuada de professores ao incluir aluno surdo no ensino superior: relato de experiências. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS02