Por uma nova didática: discursos e narrativas no Ensino Superior

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Mary Rangel

Resumo


Este artigo reúne experiências realizadas em uma instituição de ensino superior confessional, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A partir de convênio firmado com o Google para Educação, novas abordagens didáticas foram sugeridas aos professores de todos os cursos, objetivando uma maior qualificação das aulas e um
maior interesse dos estudantes. Os docentes foram apresentados ao conceito de metodologias ativas, ferramentas que buscam dinamizar as aulas e tornar mais significativo o aprendizado dos estudantes. As falas de alunos de uma turma da disciplina Didática, oferecida aos cursos de História e Pedagogia, sobre as aulas, sobre as metodologias ativas e o uso de tecnologias Google, foram interpretadas com uso da
Análise de Discurso. As falas foram coletadas na avaliação do curso e retratam, em certa medida, que muitos dos objetivos traçados, pela instituição quando da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas tecnológicas e pelo docente responsável quanto à sequência de ações didáticas, foram alcançados, e alguns deles até superados.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS05

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Editora Universitária Champagnat