O trabalhador estudante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem: trajetórias e desafios

Autores

  • Gabriela Maria Prebill Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902 http://orcid.org/0000-0002-7912-5222
  • Adriana Katia Corrêa Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902 http://orcid.org/0000-0003-1496-6108

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO07

Resumo

Nas últimas décadas, tem havido um processo de expansão do ensino superior no Brasil, considerando políticas internacionais e nacionais. A área da enfermagem insere-se também nesse processo, com expansão de vagas, principalmente em cursos noturnos em instituições de ensino superior (IES) privadas. Nesse contexto, faz-se presente a possibilidade de inserção de trabalhadores nas IES. O estudo teve como objetivo compreender a trajetória do trabalhador estudante no curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública. Tratou-se de estudo qualitativo, descritivo-exploratório, que utilizou entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e análise  temática de conteúdo para análise dos mesmos. Envolveu trabalhadores estudantes egressos que ingressaram no curso entre os anos de 2006 e 2013. Os trabalhadores estudantes entrevistados eram, na maioria, auxiliares/técnicos em enfermagem e vislumbraram a possibilidade de conciliar trabalho e estudo ao ingressar no curso. A trajetória prévia na educação básica pública se apresentou como fator limitador para a continuação dos estudos em nível superior. A procura pelo curso relacionou-se a uma possibilidade de inserção rápida ou permanência no mercado de trabalho. Algumas vivências dos trabalhadores estudantes envolveram o não reconhecimento do direito da sua inserção, como trabalhador no curso. Os participantes valorizaram a trajetória individualizada, estando em consonância com a lógica neoliberal. Os resultados obtidos podem subsidiar reflexões sobre a forma como a inserção de trabalhadores no ensino superior tem sido compreendida nos espaços de formação docente e de tomada de decisões institucionais.

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Biografia do Autor

Gabriela Maria Prebill, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902

Enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, egressa do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Adriana Katia Corrêa, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Avenida dos Bandeirantes, 3900 Campus Universitário - Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP - Brasil CEP: 14040-902

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP, com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Educação e Saúde/enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores".

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Prebill, G. M., & Corrêa, A. K. (2021). O trabalhador estudante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem: trajetórias e desafios. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO07