Educação inclusiva: diferentes configurações, olhares e mundos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO06Resumo
Nos últimos anos surgiram muitos debates sobre o assunto da inclusão em sala de aula e as dificuldades geradas pela falta de reconhecimento da contribuição pedagógica à formação da pessoa com deficiência associadas a inseguranças, referências de projetos interdisciplinares robustos para contextualizar as desigualdades. Entretanto, no cenário educativo, o que se vê é uma intensa precariedade do ensino público e a omissão dos diversos setores da sociedade que não pensam estratégias articuladoras e integradoras para superar essas problemáticas vitais. Assim, este estudo tem por objetivo realizar uma análise sobre os entraves à atividade do professor em relação à inclusão de crianças com necessidades especiais em sala de aula, a partir de uma revisão de literatura e de um questionário de perguntas abertas, por meio de recursos Google Forms, respondido por cinco professoras que atuam no campo da Educação Inclusiva dos anos iniciais de Educação Básica. Os resultados apontam dificuldades dos educadores nos processos inclusivos à criação de atividades pedagógicas, por inexperiência com o campo na formação acadêmica e ausência de recursos disponíveis nas escolas para dar conta da proposta de inclusão de todos, cujo valor motivacional para o aprender dos estudantes centra-se nas proposições criativas e investigativas do professor. Ficam evidentes grandes entraves formativos, pois as cinco professoras em atuação, que responderam ao questionário, não possuem formação específica para atuar com crianças deficientes.
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