Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO10

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os cinco últimos Relatórios de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, tendo por referencial o Instrumento de Avaliação Institucional (IAIE) de 2017. Esta investigação tem abordagem qualitativa, com estratégia bibliográfico-documental. Utilizou-se a análise SWOT como ferramenta administrativa para identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactaram — positiva ou negativamente — na qualidade da educação ofertada pela UFPB. Esta pesquisa constatou que, de um total de cinquenta indicadores do IAIE de 2017, do SINAES, os processos de autoavaliação institucional analisados contemplaram apenas três, em conformidade com os RAAIs disponibilizados, concluindo-se que os processos analisados não atenderam às dez dimensões previstas no SINAES, o que inviabiliza uma visão global da IFES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Rodrigo Alves de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela UFPB (2019), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

É Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria do curso de Pedagogia da Unidade de Ensino a Distância (UEaD) da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASIS/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Souza, S. R. A. de, & Guerra, M. das G. G. V. (2020). Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO10