Estilos de aprendizagem e a sala de aula dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS04

Resumo

Os estilos de aprendizagem, apesar de consolidados, enfrentam ainda alguns desafios, dentre os quais, a aprendizagem individual em sala de aula. Argumenta-se que, em um espaço tradicional, o docente encontraria dificuldades intransponíveis ao ter que trabalhar com os estilos de cada aluno. A solução nesse caso seria a recorrência aos espaços virtuais que, além de ser mais adequados aos estilos de aprendizagem, também seriam uma resposta aos imensos desafios impostos pela sociedade tecnológica. Essa saída não considera que determinados atributos da sala de aula começam a se fazer presente no exato momento histórico em que os cursos de EAD ultrapassam os presenciais. Sem prejuízo para a educação a distância, este artigo tem por objetivo fazer uma defesa do uso dos estilos de aprendizagem na sala de aula. Considera-se que a abertura para o diálogo realiza a verdadeira vocação da sala de aula ao negociar com o aluno cada estilo pessoal , ao contrário do que parece ocorrer nos ambientes virtuais, nos quais uma agência tecnológica, travestida em tabelas, números e gráficos, determina os estilos individuais . A pesquisa bibliográfica norteouse sobretudo em artigos publicados em língua portuguesa e espanhola. Além da pesquisa, propôs-se também um exemplo de estratégia com o uso de estilos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram uma maior flexibilidade dos estilos de aprendizagem, sugerindo que o adensamento do conhecimento pode ser realizado de maneira horizontal e, portanto, mais democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilo Anônio Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação (1994), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Letras pela UNESP/IBILCE São José do Rio Preto. Atualmente é professor adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Paranaíba. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação -PGEDU, na unidade de Paranaíba e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS\UEMS\Campo Grande-MS) Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura e Ensino em Diálogo com as Tecnologias Digitais. No momento, atua em duas linhas de pesquisa: Linguagem, Educação e Cultura (PGEDU) e Teorias da Linguagem e Ensino (PROFLETRAS). Participa do Grupo de Pesquisa em Historiografia, Cânone e Ensino - GPHCE (UnB) e do Grupo de Estudos de Narratividade (UEMS). É membro do GT de Literatura e Ensino da ANPOLL.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Rodrigues, L. A. (2020). Estilos de aprendizagem e a sala de aula dialógica. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS04