Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO04

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada de fevereiro a junho de 2019 que buscou conhecer como 50 estudantes do ensino superior dos cursos de tecnologia se envolvem em sua formação por meio do ensino híbrido. Objetivou-se identificar o engajamento estudantil e entender os desafios que os estudantes enfrentam ao estudar a partir de um modelo pedagógico inovador. Os dados foram construídos através de um grupo focal, dos diários de aprendizagem dos estudantes e da aplicação de uma escala de envolvimento. Para analisar os dados, utilizou-se a análise teórica para descobrir as conexões entre os resultados e descrevendo os achados. Os resultados apontaram que uma pequena parcela dos estudantes prefere o ensino tradicional, cerca de 14%. Porém, a maioria admitiu ter se engajado mais estudando por meio desse modelo pedagógico, mesmo tendo que superar desafios diários. Eles afirmaram que não desejariam voltar ao modelo tradicional, pois sentiram que suas aprendizagens foram mais profundas e significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife - FICR Grupo UBEC - União Brasileira de Educação Católica

Diretor Acadêmico e Procurador Institucional.

Maria Auxiliadora Padilha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação. Professora Associado da UFPE.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Rodrigues do Nascimento, E., & Padilha, M. A. (2020). Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO04