Future Classroom Lab em Portugal: análise da relação dos professores com um ambiente educativo inovador

Autores

  • Clarice Parreira Senra Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) - CEFET/RJ
  • Marco Braga Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) - CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO11

Resumo

Neste trabalho procuramos estudar a implantação de novos Ambientes Educativos Inovadores em três escolas públicas portuguesas a partir do projeto “Future Classroom Lab”, desenvolvido nos países da União Europeia pela European Schoolnet. O estudo foi realizado com o objetivo de compreender como os professores vêm lidando com essa nova proposta em seu dia a dia. A investigação consistiu na coleta de informações a partir de entrevista com 6 professores. Com base na análise das entrevistas procuramos compreender como os professores se relacionaram com o espaço, com a tecnologia e com as metodologias adotadas durante a experiência de utilização dos Ambientes Educativos Inovadores, como a escola apoiou essa interação e como foram constituídas as comunidades de prática no apoio a essa experiência. Como instrumento de análise, elaboramos uma matriz para cada uma das 5 dimensões (espaço, formação, tecnologia, comunidade de prática e metodologia) com 5 diferentes estágios de classificação. A partir dessas dimensões foi possível compreender como os professores utilizam esses espaços, quais as dificuldades encontradas e as sugestões apontadas para melhoria do uso do espaço pelos professores. Os resultados parciais mostram a importância da formação de comunidades de prática nas escolas e de um sistema de partilha de boas práticas para apoiar os professores na integração das tecnologias e no uso dos Ambientes Educativos Inovadores. Propostas de integração tecnológica precisam envolver toda a comunidade escolar: professores, alunos, gestores e pais; se alinhar às políticas de planejamento e aos objetivos de ensino, assim como oferecer formação e suporte para os professores.

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Biografia do Autor

Clarice Parreira Senra, Faculdade de Educação (FACED) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) - CEFET/RJ

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, (2008). Mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET-RJ, (2011). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Educação (CEFET-RJ). Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Temas de interesse: Novos Ambientes de Aprendizagem, Robótica Educacional.

Marco Braga, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) - CEFET/RJ

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1985. Mestre em Educação pela PUC-RJ - 1991. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE - UFRJ -1999. Pós Doutorado na University of California at Berkeley. Atualmente é professor titular e pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq Novas Abordagens em Tecnologia e Educação;. É co-autor de 11 livros de Divulgação Científica. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ de 2010 até 2014 e de 2018 até a presente data. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq na área de Educação. Dedica-se à compreensão das relações entre Tecnologia e Educação a partir do estudo da formação de Redes de Conhecimento em Ambientes Inovadores de Aprendizagem STEM (Labs didáticos, Ecolabs, Espaços Maker, Oficinas de Robótica), Produção de novas mídias. Engineering Education Coordena o [email protected] Laboratório de Redes de Conhecimento e Midias na Educação. Área de investigação: Tecnologia e Educação - Inovação no Ensino de Ciências e Engenharia - Redes de Conhecimento - Ambientes Educacionais Inovadores. Mídias na Educação, Gestão de Conhecimento em Ambientes STEM. Temas de Interesse: Difusão de Conhecimentos (Ciência e Tecnologia) em Ambientes STEM.

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Publicado

2020-03-26

Como Citar

Senra, C. P., & Braga, M. (2020). Future Classroom Lab em Portugal: análise da relação dos professores com um ambiente educativo inovador. Revista Diálogo Educacional, 20(64). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.AO11