Por uma abordagem intercultural da educação: levar a cultura a sério
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2476Resumo
A importância de se considerar a dimensão cultural da educação é reconhecida cada vez mais não somente pelos investigadores e trabalhares da educação, mas também pelos responsáveis dos sistemas educativos. No entanto, nem sempre se sabe o que isso abrange precisamente. Este artigo procura refletir sobre as diferentes facetas da dimensão cultural da educação, bem como a respeito das armadilhas que o conceito de cultura, tão difícil de definir, pode ocultar. Procurando refutar o discurso universalista que nega ou minimiza a dimensão cultural, a educação intercultural utiliza um discurso que às vezes escorrega para o culturalismo, congelando a outra pessoa em diferenças imutáveis. Para evitar a escolha da sacralização das culturas, trata-se de conceber a interculturalidade como uma dialética entre o valor da diferença e o valor de igualdade. É então possível levar em conta a cultura e, por conseguinte, a diferença cultural, sem, no entanto, provocar um fator de divisão entre os seres humanos.Downloads
Referências
ABDALLAH-PRETCEILLE, M. L’éducation interculturelle. Paris: PUF, 1999.
AKKARI, A.-J. Au-delà de l’ethnocentrisme en sciences de l’éducation. In: DASEN, P.; PERREGAUX, C. (Org.). Pourquoi des approches interculturelles en sciences de l’éducation? Bruxelles: De Boeck, 2000. p. 31-48.
AKKARI, A.; DASEN, P. R. (Org.). Pédagogies et pédagogues du Sud. Paris: L’Harmattan, 2004.
BALDWIN, J. R. et al. Redefining culture: perspectives across the disciplines. Mahwah NJ: Routledge, 2006.
BARMEYER, C. Management interculturel et styles d’apprentissage:
etudiants et dirigeants en France, en Allemagne et au Québec. Québec: Les Presses de l’Université Laval, 2007.
BERRY, J. W. Ecological and cultural factors in spatial perceptual development. Canadian Journal of Behavioural Science, v. 3, n. 4, p. 324-336, 1971.
BERRY, J. W. et al. (Org.). Handbook of cross-cultural psychology. 2nd ed. Boston: Allyn & Bacon, 1997a.
______. Handbook of cross-cultural psychology: basic processes and human
development. 2nd ed. Boston: Allyn & Bacon, 1997b.
BRUNER, J. L’éducation, entrée dans la culture: les problèmes de l’école à la lumière de la psychologie culturelle. Paris: Retz, 1996.
CAMILLERI, C. Les conditions de l’interculturel. Intercultures, n. 9, p. 11-17, 1990.
CONFÉRENCE SUISSE DES RECTRICES ET RECTEURS DES HAUTES
ÉCOLES PÉDAGOGIQUES – COHEP. Recommandations relatives à la
formation des enseignantes et enseignants aux approches interculturelles. Berne: COHEP, 2007.
CONFÉRENCE PERMANENTE DES MINISTRES EUROPÉENS DE
L’ÉDUCATION. Education interculturelle: gestion de la diversité, renforcement e la démocratie. Strasbourg: Conférence permanente des ministres européens de l’éducation, 2003.
CUCHE, D. La notion de culture dans les sciences sociales. Paris: La
Découverte, 1996.
DASEN, P. R. Education informelle et processus d’apprentissage. In: AKKARI,
A.; ASEN, P. R. (Org.). Pédagogies et pédagogues du Sud. Paris: L’Harmattan, 2004. p. 23-52.
DASEN, P. R.; PERREGAUX, C. (Org.). Pourquoi des approches interculturelles en sciences de l’éducation? Bruxelles: De Boeck Université, 2000.
EDELMANN, D. Pädagogische professionalität im transnationalen sozialen
Raum. Eine qualitative untersuchung über den umgang von lehrpersonen mit der migrationsbedingten heterogenität ihrer klassen. Wien Zürich: LIT, 2007.
GADJIGO, S. Ecole blanche, Afrique noire: l’école coloniale dans le roman d’Afrique noire francophone. Paris: L’Harmattan, 1990.
GALLOIS, C.; OGAY, T.; GILES, H. Communication accommodation theory: a look back and a look ahead. In: GUDYKUNST, W. B. (Org.). Theorizing about intercultural communication. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 121-148.
HALL, E. T. The silent language. New York: Doubleday, 1959.
______. The hidden dimension. New York: Doubleday, 1966.
HELWIG, P. Charakterologie. Freiburg: Herder, 1967.
HOFSTEDE, G. Culture’s consequences: international differences in workrelated values. Beverly Hills, CA: Sage, 1980.
______. Culture’s consequences: comparing values, behaviors, institutions and organizations across nations. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2001.
HOUSSAYE, J. Théorie et pratiques de l’éducation scolaire: le triangle
pédagogique. 3e éd. Berne: Peter Lang, 2000.
KNIGHT, J. Enseignement supérieur transnational: introduction. In:
L’ORGANISATION POUR COOPERATION ET DEVELOPPEMENT
ECONOMIQUE – l’OCDE. (Org.). L’enseignement supérieur transnational:
un levier pour le développement. Paris: l’OCDE, 2008. p. 23-53.
KROEBER, A. L.; KLUCKHOHN, C. K. Culture: a critical review of concept
and definitions. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1952.
MAHON, J. Under the invisibility cloak? Teacher understanding of cultural
difference. Intercultural Education, v. 17, n. 4, p. 391-405, 2006.
MILLER, J. G. The cultural grounding of social psychological theory. In: TESSER,
A.; SCHWARZ, N. (Org.). Blackwell Handbook of social psychology:
Intraindividual processes. Malden, MA: Blackwell, 2001. p. 22-43.
MORIN, E. Introduction à la pensée complexe. Paris: ESF, 1990.
MUJAWAMARIYA, D. (Ed.). L’intégration des minorités visibles et
ethnoculturelles dans la profession enseignante. Outremont (Québec):
Logiques, 2002.
OGAY, T. De la compétence à la dynamique interculturelles. Des théories
de la communication interculturelle à l’épreuve d’un échange de jeunes
entre Suisse romande et alémanique. Berne: Peter Lang, 2000.
______. Comment prendre en compte la culture sans la figer? A la recherche d’une
approche dynamique de la culture et de son interaction avec les processus psychosociaux.
Analele Stiintifice ale Universitatii  «Al. I. Cuza », sectiunea
Stiintele Educatiei, n. 9, p. 39-48, 2005.
Ecoles de ville et écoles de campagne, une entrée pour parler des
différences culturelles avec les enseignants. Premières analyses d’une recherche longitudinale auprès d’étudiants en formation initiale d’enseignants. Formation et pratiques d’enseignants en questions. Revue des HEP de Suisse romande et du Tessin, v. 4, p. 35-53, 2006.
OGAY, T.; et al. Dadas et marottes de la recherche en éducation interculturelle: Que cherchent les chercheurs? In: THÉSÉE, G.; CARIGNAN, N.; CARR, P. (Ed.). Les faces cachées de la recherche interculturelle. Paris: L’Harmattan, sous presse.
SCHULZ VON THUN, F. Miteinander reden: stile, werte und
Persönlichkeitsentwicklung. Reinbek: Rowohlt, 1997.
SEGALL, M. H. et al. Human behavior in global perspective: an introduction to cross-cultural psychology. 2nd ed. Boston: Allyn & Bacon, 1999.
SIEBER, P.; BISCHOFF, S. Rapport. Examen de la situation actuelle de la
pédagogie interculturelle au sein des hautes écoles pédagogiques et des
établissements de formation des enseignants de Suisse. Berne: Conférence suisse des rectrices et recteurs des hautes écoles pédagogiques, 2007.
TAGUIEFF, P-A. La force du préjugé: essai sur le racisme et ses doubles. Paris: La Découverte, 1988.
TING-TOOMEY, S. Communicating across cultures. New York: Guilford, 1999.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL
ORGANIZATION – UNESCO. UNESCO guidelines on intercultural
education. Paris: Unesco, 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/ images/0014/001478/147878e.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2009.
VINSONNEAU, G. Culture et comportement. Paris: Armand Colin, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.