Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal

Autores

  • Sara Dias-Trindade Faculdade de Letras (DHEEAA) & Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-5927-3957
  • José António Moreira Universidade Aberta de Portugal Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS02

Resumo

Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado,  apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

Dias-Trindade, S., & Moreira, J. A. (2018). Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 624–644. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS02