PESQUISA-AÇÃO: POSSIBILIDADE PARA A PRÁTICA PROBLEMATIZADORA COM O ENSINO

Autores

  • Márcio Antônio Cardoso Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pura Lúcia Oliver Martins PUCPR

Resumo

Os autores do texto, com base em suas experiências com o ensino nos anos 1980/1990 e na primeira década desse novo século, demarcam a noção de pesquisa que orienta os seus trabalhos como professores e pesquisadores, isto é, a pesquisa-ação. Num primeiro momento, o texto apresenta o histórico do termo pesquisa-ação e a indicação da sua importância nas últimas décadas do século passado com ênfase no professor-pesquisador e resgate do seu valor no contexto atual da educação brasileira. Em seguida, apresenta o materialismo histórico-dialético como referencial teórico de sustentação da pesquisaação, com críticas ao modelo tradicional de pesquisa. E, por fim, salienta o risco da sua institucionalização pelo campo acadêmico/universitário, em deferência, assim, do permanente esboço teórico pelos praticantes da pesquisa-ação.

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Como Citar

Cardoso Lima, M. A., & Oliver Martins, P. L. (2006). PESQUISA-AÇÃO: POSSIBILIDADE PARA A PRÁTICA PROBLEMATIZADORA COM O ENSINO. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.51–63. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24178