Potencialidade do Google Maps nas aulas de Geografia em uma escola do campo

Autores

  • Liziany Müller Medeiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Valquira Conti Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria/Curso de Licenciatura em Educação do Campo
  • Janete Weber Cancelier Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria/Curso de Licenciatura em Educação do Campo
  • Juliane Paprosqui Marchi da Silva Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria/Curso de Licenciatura em Educação do Campo
  • Paulo Roberto Colusso Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria/Curso de Licenciatura em Educação do Campo

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS09

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar as potencialidades do uso da ferramenta Google Maps para o ensino de Geografia em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada no município de Santa Maria, RS, Brasil. A pesquisa pretendeu apresentar a ferramenta Google Maps para educandos, ensinando suas funções e identificando através da ferramenta o espaço onde estes jovens e a escola em que estudam se insere, também buscou avaliar se a ferramenta auxilia na democratização do conhecimento no que tange à geografia escolar. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas atividades, relativas a conteúdos que abordam problemas ambientais. Através da utilização do Google Maps, os educandos relataram que a ferramenta proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, uma vez que o mesmo aproveita os conhecimentos prévios de cada um, levando‐os a relacionar os conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano e tornando mais fácil o entendimento de conceitos mais específicos, potencializando, assim, o ensino facilitado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e democratizando o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liziany Müller Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

 

Professora Adjunta IV - Laboratório Mediações Sociais e Culturais 

Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural

Centro de Ciências Rurais

 Universidade Federal de Santa Maria

Professora Programa de Pós Graduação Tecnologia Educacional em Rede

Centro de Educação

Universidade Federal de Santa Maria


Coordenadora de Tutoria do Curso de Licenciatura em Educação do Campo

 

Centro de Ciências Rurais

 Universidade Federal de Santa Maria

 

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Medeiros, L. M., Conti, V., Cancelier, J. W., Marchi da Silva, J. P., & Colusso, P. R. (2018). Potencialidade do Google Maps nas aulas de Geografia em uma escola do campo. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 779–797. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS09