Proposição de tarefas com TDIC em aulas de Cálculo

Autores

  • André Luis Trevisan Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Londrina/PR. http://orcid.org/0000-0001-8732-1912
  • Maycon Odailson dos Santos da Fonseca Docente da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.
  • Sonia Abrantes Garcez Palha Mathematics’ teacher at the Amsterdam University of Applied Sciences.

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS06

Resumo

Considerando que o processo de elaboração, aplicação e refinamento de tarefas que façam uso de TDIC configura-se como uma importante atividade no âmbito do ensino, o objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre os resultados de uma experiência de ensino na qual foi proposta uma tarefa com uso do Geogebra na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, adota pressupostos da pesquisa baseada em design e apresenta uma análise retrospectiva de dados oriundos do trabalho com uma tarefa para exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de derivadas. Como resultado desta reflexão, evidencia-se uma suposta “falha” na interação entre os estudantes e o aplicativo, relacionada com aspectos do ambiente de aprendizagem, por sua vez inter-relacionados entre si, a constar: o enunciado da tarefa; a TDIC; a interpretação das ações, explicações e interação dos estudantes; a interação entre professor e estudantes no processo de formalização. Este resultado confirma a importância de uma análise integrada de experiências de ensino e permite apontar sugestões específicas para um melhoramento da interação entre os estudantes e o aplicativo em termos de elaboração da tarefa e do ambiente de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Londrina/PR.

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Londrina/PR e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, Docente da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Mestre em Ensino de Matemática pela UTFPR. Docente da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Sonia Abrantes Garcez Palha, Mathematics’ teacher at the Amsterdam University of Applied Sciences.

PhD at the Graduate School of Teaching and Learning (which later become part of the Research Institute of Child Development and Education), at the University of Amsterdam. Mathematics’ teacher at the Amsterdam University of Applied Sciences. Endereço:

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Trevisan, A. L., Fonseca, M. O. dos S. da, & Palha, S. A. G. (2018). Proposição de tarefas com TDIC em aulas de Cálculo. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 713–738. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS06