Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS06

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação mais ampla sobre os fundamentos e práticas de orientação dos trabalhos finais de cursos em modalidades on-line [dissertações, teses, monografias, projetos experimentais], com foco sobre instituições educacionais superiores em Portugal e no Brasil. No presente, a reflexão assenta-se sobre as interações on-line desenvolvidas durante estas orientações. A partir da análise de conteúdo em entrevistas com oito professores, pretendeu-se um mapeamento das preferências e práticas de interações, analisando aspectos que envolvem os canais comunicacionais e seus recursos e tipos; os tempos e modos para interações síncronas e assíncronas e a sua periodicidade; a formação de redes sociais e comunidades de aprendizagem; e os substratos das relações entre os indivíduos e da criação de redes comunicacionais com finalidades de aprendizagem. Os resultados apontam algumas diretivas para a educação on-line, como contributos da pesquisa.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Paula Souza / Unesp Marília / Universidade Aberta de Portugal

Atua na supervisão educacional de escolas técnicas estaduais de São Paulo e como docente na Unesp Marília.

Susana Henriques, Universidade Aberta Portugal

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Publicado

2019-03-22

Como Citar

Constantino, P. R. P., & Henriques, S. (2019). Interações on-line nas atividades de orientação de trabalhos finais de curso: um estudo sobre as práticas dos orientadores no Brasil e Portugal. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 117–136. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS06