Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo

Autores

  • Claudia Cristine Souza Appel Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Antunes de Sá Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS11

Resumo

O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um curso de formação continuada on-line para professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), do município de Campina Grande do Sul, com a intenção de produzir Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. A abordagem metodológica qualitativa utilizada foi a pesquisa colaborativa (FERREIRA; IBIAPINA, 2011). Tem-se como embasamento teórico: Morin (2000, 2011), Pereira (2015), Petraglia (2011), Sá et al. (2013), Santos (2013). Foram analisados oito Recursos Educacionais Abertos produzidos pelos participantes do estudo durante o curso. Destaca-se que a produção de Recursos Educacionais Abertos pelos professores e pedagogos estimulou a pesquisa e a inovação pedagógica. Além disso, contribuiu para reflexões teóricas e práticas sobre a educação do presente e do futuro. Os resultados destacaram que os professores e pedagogos participaram colaborativamente do curso, das reflexões teóricas e das práticas propostas. Conclui-se que o curso de formação continuada on-line desenvolvido aponta um caminho possível de metodologia inovadora para a construção de novos saberes e, consequentemente, possibilidade de mudança da prática pedagógica de professores e pedagogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cristine Souza Appel Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela UFPR. Pedagoga SEEDPR.

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado II (Setor de Educação - UFPR). Curso de Pedagogia (UFPR). Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - UFPR. Programa de Pós Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino – Mestrado Profissional - UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR. Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos - UFPR. Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

Gonçalves, C. C. S. A., & de Sá, R. A. (2019). Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 246–268. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS11