Os Saberes para ensinar e saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catharina

Autores

  • Cleber Schaefer Barbaresco Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO02

Resumo

A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catharina foi uma importante instituição de ensino profissional que oferecia o ensino elementar gratuito. Com isso, o propósito deste artigo é investigar saberes relacionados aos afazeres pedagógicos do ensino de aritmética do curso primário desta Escola. Para tanto, serão analisados os relatórios do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico da década de 1920 e do livro Arithmetica Elementar Illustrada, 92ª edição, de 1922, de Antônio Bandeira Trajano. O ferramental teórico-metodológico utilizado para análise dos documentos foram os saberes para ensinar e saberes a ensinar desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação (ERHISE) a partir de seus estudos sócio-históricos vinculados à História Cultural. Os relatórios do Serviço de Remodelação sugerem propostas que resultam em mudanças significativas no ensino profissional como, por exemplo, a adoção de uma única estrutura curricular e um inventário de livros didáticos que deveriam ser adotados pelas unidades escolares espalhadas pelo País. Desse modo, concluímos que os saberes para ensinar e saberes a ensinar aritmética foram instituídos a partir da expertise de João Luderitz, coordenador do Serviço de Remodelação, e sua equipe. No que diz respeito aos saberes para ensinar aritmética, o método intuitivo foi a referência. Já os saberes a ensinar aritmética foram reestruturados com base na proposta do Serviço de Remodelação afastando-os do seu propósito inicial assistencialista voltado apenas para a alfabetização, dando assim um status mais científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Schaefer Barbaresco, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestrando do Programa de Pós-Gradução em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Barbaresco, C. S., & da Costa, D. A. (2018). Os Saberes para ensinar e saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catharina. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 890–921. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO02