Da “janelinha” para o “janelão”: a relevância de conteúdos qualificados para a educação permanente pelos surdos e sua inclusão transformadora

Autores

  • Jaciara de Sá Carvalho Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA http://orcid.org/0000-0003-1497-3930
  • Rita Cassia Martins Costa Brito Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS11

Resumo

Uma das dificuldades com as quais sujeitos surdos se deparam é o acesso à informação qualificada em audiovisuais, uma vez que recursos como legendas e o trabalho de intérpretes não seriam suficientes para ampla compreensão, pois a maioria não domina a Língua Portuguesa Escrita (LPE) e, ainda que os intérpretes utilizem a Língua Brasileira de Sinais (Libras), há sempre uma tradução. A partir desta problemática, este artigo apresenta uma discussão sobre a importância de conteúdos qualificados para a inclusão social com tecnologias e educação desses sujeitos, considerando dados de uma pesquisa sobre a TV INES, primeira WEB TV no País protagonizada por surdos com programação bilíngue (Libras e Português). Entrevistas com surdos de diferentes níveis de escolaridade apontam para a necessidade de ampliação de conteúdos produzidos por surdos e para surdos como insumo para o desenvolvimento de sua criticidade (FREIRE, 1979) e, assim, para seu processo permanente de educação com tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Jaciara de Sá Carvalho, Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA

Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, doutora e mestre em Educação (USP). Suas pesquisas envolvem a inter-relação educação e tecnologias.

Rita Cassia Martins Costa Brito, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Mestre em Educação (UNESA), atua como produtora cultural no Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

Carvalho, J. de S., & Brito, R. C. M. C. (2018). Da “janelinha” para o “janelão”: a relevância de conteúdos qualificados para a educação permanente pelos surdos e sua inclusão transformadora. Revista Diálogo Educacional, 18(58), 818–838. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS11