Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO01

Resumo

Apresentamos resultados de uma pesquisa que buscou compreender como os professores utilizam o laboratório de informática e os dispositivos móveis na escola. Tal investigação teve suas bases na teoria sociointeracionista de Vygotsky e seu corpus foi constituído a partir de entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental, categorizadas segundo a análise textual discursiva. Dentre outras conclusões, entendemos que os professores estão atuando no sentido de inserir os recursos do laboratório de informática e de dispositivos móveis em suas práticas docentes, com o objetivo de tornar suas aulas mais atrativas, entretanto ainda os utilizam como um complemento em estratégias de ensino tradicionais e pouco inovadoras. Discutimos neste trabalho, portanto, práticas mediadoras, com potencial para desencadear nos alunos processos internos de significação, de maneira que a ação realizada com o auxílio dos recursos digitais possa funcionar, de fato, como uma ação para a aprendizagem. Desde essa perspectiva, deslocamos o foco da tecnologia em si no processo de ensino e aprendizagem, para evidenciar as relações que podem ser estabelecidas entre ela e as práticas pedagógicas realizadas por seu intermédio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul RS Campus-Sede. Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 CEP 95070-560 - Caxias do Sul RS

Bacharel, Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora e professora do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul, RS. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Educação, dessa Universidade atuando na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia. 

Amanda Souza Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Caxias do Sul, RS. R. Avelino Antônio de Souza, 1730. 95043-700. Caxias do Sul - RS.

Possui graduação em Licenciatura em Informática pela Faculdade Cenecista de Osório. Especialista em "Mídias na Educação" pela Universidade Federal de Pelotas. É mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Atua como técnica em assuntos educacionais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Caxias do Sul, RS.

Eliana Rela, Universidade de Caxias do Sul, RS. Campus-Sede. Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 CEP 95070-560 - Caxias do Sul RS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul. É coordenadora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu-Mestrado Profissional em História e, docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade de Caxias do Sul. Coordena projetos de pesquisa nas áreas de História da Educação; acervos; linguagens no ensino de História.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Soares, E. M. S., Santos, A. S., & Rela, E. (2019). Práticas docentes mediadoras da aprendizagem: laboratório de informática e dispositivos móveis. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 739–754. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO01