Hipertexto como mediador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO04

Resumo

O hipertexto é, por definição, uma forma de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou imagens. No presente artigo tentaremos abordar algumas questões acerca do hipertexto e da sua utilização no processo de aprendizagem. Assim, durante o texto que se segue, definiremos hipertexto, discutiremos a questão da mediação na aprendizagem e o hipertexto como importante mediador na contemporaneidade. Entretanto, para que o hipertexto possa ser um bom mediador, discutiremos carga cognitiva e a forma como os jovens digitais se comportam no momento do aprendizado. Assim, o objetivo deste artigo é trazer algumas reflexões que, acreditamos, merecem ser consideradas e analisadas, para um melhor entendimento do fenômeno da aprendizagem mediada no século XXI. A metodologia é de cunho bibliográfico, procurando em autores subsídios para fundamentar o hipertexto como mediador da aprendizagem. Serão considerados os aspectos referentes à carga cognitiva dos hipertextos. Os principais resultados de nosso artigo, que se trata de um ensaio teórico, buscam promover uma perspectiva crítica em relação à carga cognitiva nos/dos discentes. Também analisamos criticamente as questões pedagógicas do hipertexto enquanto mediação para os jovens digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Otávio dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional - UNINTER

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

Alvino Moser, Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional - UNINTER

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

Thereza Lima, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Professora da Escola Superior de Educação - UNINTER

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Santos, R. O. dos, Moser, A., & Lima, T. (2019). Hipertexto como mediador pedagógico. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 792–808. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO04