Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência

Autores

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.
  • Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-Sorocaba. Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP
  • Jociane Marthendal Oliveira Santos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar câmpus Sorocaba/SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS02

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo discutir o papel dos Conselhos Municipais de Educação quanto à autonomia, à participação, à qualidade e à construção da consciência coletiva no processo de gestão democrática. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, recorre de forma compreensiva às interlocuções com o objeto. Trata-se de uma pesquisa exploratória, por meio de revisão de literatura especializada. Nesse trabalho autores como Cury (2002; 2004; 2006), Bordignon (2009; 2010), Lima (2013), Gohn (2002; 2006; 2007) e Vasconcelos (2003) dentre outros, apresentam uma discussão aprofundada acerca dos Conselhos Municipais de Educação sobre a força, a mobilização social e a participação como eixos transversais necessários às mudanças sociais. A pesquisa explicita que os canais de legitimação instituídos são pontos de partida para a dimensão mais ampla e necessária do instituinte, ou seja, do papel efetivo dos conselheiros e sociedade em constante recorrência para o estabelecimento de suas expectativas quanto a educação desejada, as transformações necessárias, a constituição de políticas democratizadoras e a abertura ao diálogo.

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Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Doutor em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. E-mail: [email protected]

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-Sorocaba. Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP

Mestranda em Educação pela UFSCar/Sorocaba. Atualmente é supervisora de ensino da Prefeitura de Sorocaba

Jociane Marthendal Oliveira Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar câmpus Sorocaba/SP

Mestranda em Educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Gomes Lima, P., Vasques Rodrigues Almenara, G., & Marthendal Oliveira Santos, J. (2018). Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 326–347. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.DS02